No sábado, SMDHC participa das atividades da I Caminhada Inclusiva no Parque do Ibirapuera

 

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Políticas para a Pessoa Idosa, participa neste sábado, 20, no Parque do Ibirapuera, das atividades da I Caminhada Inclusiva pela Valorização da Fisioterapia Ocupacional, promovida pela Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais da Pessoa com Deficiência (SMPED) e Verde e Meio Ambiente (SMVA).
A Coordenação de Políticas para a Pessoa Idosa vai distribuir folhetos sobre as políticas públicas do município voltadas para as pessoas idosas e orientações a respeito das disposições do Estatuto do Idoso, que este ano completa 15 anos de sua instituição. A ação ocorre na tenda de informações compartilhada por outras secretarias municipais, na Arena de Eventos do Parque do Ibirapuera (próxima do Museu Afro Brasil).
A I Caminhada Inclusiva pela Valorização da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional faz parte das comemorações de outubro, quando se comemora o Dia Nacional do Fisioterapeuta (13) e o Dia Mundial da Terapia Ocupacional (27). O evento começa a partir das 9h30, e reunirá profissionais da área, pessoas com deficiência e suas famílias, para ressaltar a importância da reabilitação, da fisioterapia e da terapia ocupacional, em um percurso acessível de um quilômetro. Além da caminhada, o encontro contará, ainda, com shows de artistas com deficiência, tendas de informação, terapias, vivências e orientações sobre as duas profissões.
Abrindo a programação cultural, o bailarino com paralisia cerebral Marcos Abranches apresenta o espetáculo Canto dos Malditos, às 10h, um solo de dança contemporânea que, nas palavras do artista, “exacerba o corpo na solidão, no fracasso, na tristeza e na desesperança frente às atrocidades da vida”. Em seguida, o repertório de rock de Dudé e a Máfia agita o Parque do Ibirapuera, às 10h30.
Já, às 11h, a cantora Yzalú apresenta toda a diversidade em seus versos de rap em estilo de Música Contemporânea Brasileira. Encerrando as apresentações, Billy Saga, com trajetória de duas décadas de dedicação na carreira, o MC paulistano é um dos mais autênticos e combativos rappers a abordar, nas entrelinhas de músicas com temas variados, o direito das pessoas com deficiência.
A ação é gratuita e aberta para todos os públicos. Para participar da caminhada é necessário fazer a inscrição através do link http://bit.ly/CaminhadaCrefito3, pois os primeiros 200 inscritos receberão camisetas. Todas as atividades contarão com tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras). Confira a programação completa:
9h30 - Caminhada Inclusiva
10h - Canto dos Malditos - Marcos Abranches (dança)
10h30 - Dudé e a Máfia (música)
11h - Yzalú (música)
11h30 - Billy Saga (música)
Serviço: I Caminhada Inclusiva pela Valorização da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional
Data: 20/10/2018
Horário: Das 9h às 12h
Loca: Parque do Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral S/Nº - Entre a Marquise e o Museu Afro Brasil