Evento faz uma nova leitura da pele e o desafio para que o idoso viva mais e com qualidade de vida

 

 

Aproximadamente 150 idosos frequentadores do Polo Cultural da Terceira Idade (da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania) e do Centro de Referência da Cidadania do Idoso (da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) participaram na tarde de terça-feira (10) do encontro “Quarta idade – uma nova leitura da pele e o desafio de viver mais com qualidade e saudabilidade”, realizado no auditório das Faculdades Oswaldo Cruz.

O evento foi promovido pela Vita Derm e pelo Instituto Schulman de Investigação Científica (ISIC), em parceria com a Faculdade Oswaldo Cruz e com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento. Participaram da abertura a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Filipe Sabará, o presidente da Sociedade Francesa de Bioengenharia Cutânea, Hassan Zahouani, o presidente da Vita Derm e do ISIC, Marcelo Schulman e a coordenadora de Políticas para Idosos da SMDHC, Sandra Regina Gomes.

Idosos e cuidados

O encontro abordou temas específicos ligados aos cuidados com a pele e cabelo, explicando como desfrutar de um pró-envelhecimento de forma saudável, fortalecendo a autoestima. Os participantes aprenderam ainda sobre os cuidados com a pele – que geralmente sofre com mudanças metabólicas, acarretando redução da temperatura corporal, escamação e falta de proteção, podendo ser porta de entrada para contaminações e infecções.

A coordenadora de Políticas para Idosos, Sandra Regina Gomes, abordou a questão social, os direitos e as políticas públicas para o idoso. Marcelo Schulman, presidente da Vita Derm, mostrou como é possível reestruturar, equilibrar e reintegrar a barreira cutânea com o auxílio de cosméticos. O presidente da Sociedade Francesa de Bioengenharia Cutânea, professor Hassan Zahouani, abordou a barreira biomimética da pele – todos reforçando a importância de alternativas que possam oferecer qualidade de vida durante todo o processo de envelhecimento.