SMDHC é palco da 1ª reunião do Grupo Gestor Setorial de Políticas Publicas para o Envelhecimento

 

Nesta quarta-feira (28), foi realizada a primeira reunião do Grupo Gestor Setorial de Políticas Publicas para o Envelhecimento, vinculado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. O encontro teve como objetivo traçar as metas que devem ser alcançadas por meio do Plano Municipal Intersetorial de Políticas Públicas para o Envelhecimento, além de esclarecer o papel das 14 secretarias envolvidas e reforçar a importância do desenvolvimento de ações com base na prestação de serviço à população idosa.

A secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella, ressaltou a importância do trabalho que está sendo realizado. “O grupo é fundamental para alinhar as metas e eixos do programa, que vai caminhar junto com a Cidade Amiga do Idoso e deve atender a demanda da população.”

Para a coordenadora de Políticas para a Pessoa Idosa, Sandra Gomes, é preciso integrar e coordenar as políticas públicas caminhando para a promoção e defesa dos direitos dos idosos. “É essencial que existam ações integradas, com as secretarias entendendo o papel que exercem e auxiliando na criação de uma agenda comum de trabalho.”

O decreto nº 54.545, responsável por dar origem ao grupo, foi aprovado em outubro - mês em que também foi instituída a equipe encarregada pelas reuniões e elaboração das metas.

O plano deve trabalhar de forma integrada a outras ações já existentes no município, como o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, o Grande Conselho Municipal do Idoso, Espaço Longevidade, São Paulo Amiga do Idoso, Fundo Municipal do Idoso, grupo de trabalho envelhecimento ativo, grupo de trabalho de denúncias de violência contra a pessoa idosa, grupo de trabalho cultura de cuidados, Escola de Conselho e conferência dos direitos da pessoa idosa, além das capacitações, palestras e campanhas.

Participaram da reunião as secretarias de Cultura, Saúde, Segurança Urbana, Inovação e Tecnologia, Meio-Ambiente, Educação, Pessoa com Deficiência e Justiça. A presidente do GCMI (Grande Conselho Municipal do Idoso), Marly Feitosa, e a gerontóloga Marisa Accioly, da USP/EACH, também estiveram presente.

População idosa na cidade de São Paulo

Segundo projeção da Fundação Seade (2018) na cidade de São Paulo a população com 60 anos ou mais é de 1.733.796, o que representa 14,8% da população total do município. Nas próximas décadas a proporção de idosos na cidade deve crescer ainda mais, alcançando 20% no ano de 2030 e 30% em 2050. Outra alteração significativa é o aumento da longevidade com aumentos expressivos dos idosos em idades mais avançadas. As alterações são decorrentes das transformações econômicas, sociais e culturais que resultaram na queda da mortalidade e posteriormente da fecundidade, ocasionando assim o envelhecimento populacional.