Coordenação de Políticas para Pessoas Idosas promove peça e debate sobre queda e violência

 

 

 

No mês em que são lembrados o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa (15/06) e o Dia Mundial de Prevenção de Quedas (24/06), datas importantes no calendário da pessoa idosa, a Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania vai promover nesta sexta-feira, 8 de junho, a peça Minha Queda, Sua Violência. Após a apresentação da peça será realizado um debate sobre quedas e violências.

A encenação foi preparada por alunos da oficina de teatro do polo e tem 25 minutos de duração. O enredo conta a história de Ermelinda, que sofre violência psicológica e abuso financeiro da sobrinha-neta, mas que decide denunciar a parente após uma conversa com as amigas. O objetivo da peça é conscientizar o público sobre as diversas formas de violência que cercam as pessoas idosas e orientá-las na busca por auxílio.

Após a peça, o debate abordará tanto a prevenção de quedas – problema de saúde pública recorrente em países com excessivo envelhecimento populacional – quanto o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, problema que atinge um em cada seis idosos, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A palestrante será a coordenadora de Políticas para Pessoas Idosas, Sandra Regina Gomes.

As atividades começam às 15h, no Polo Cultural da Terceira Idade, no Cambuci. A entrada é gratuita.