Reunião da Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa debate investimentos do Fundo Municipal do Idoso

  

 

Nesta segunda-feira, 26, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – por meio da Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa – recebeu a visita da Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Maria Socorro Medeiros de Moraes, para discutir sobre o Fundo Nacional e o Fundo Municipal do Idoso.

A reunião foi realizada para analisar formas de investir o dinheiro do órgão – como, por exemplo, a abertura de editais segmentados por temas ou problemas relatados pelos idosos. A ideia pode facilitar a parceria com ONGs, associações e empresas, além de contribuir com o andamento dos programas. As doações podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas, com ou sem identificação.

Participaram da reunião a coordenadora de Políticas para Pessoa Idosa da SMDHC, Sandra Regina Gomes, e a Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Maria Socorro Medeiros de Moraes, além de membros do Fundo Municipal do Idoso e do Grande Conselho Municipal do Idoso.


Fundo Municipal do Idoso

O objetivo do Fundo Municipal do Idoso é garantir recursos financeiros para implantação, manutenção e desenvolvimento de programas e ações dirigidas à terceira idade. A verba será utilizada na realização de pesquisas e estudos sobre esta faixa etária no município, capacitações para a rede de atendimento, elaboração de guias de orientação de direitos, campanhas de prevenção de quedas e violências sofridas por esta população, entre outras ações preventivas e de promoção dos direitos humanos.

Além das doações, os recursos também serão decorrentes de infrações administrativas em razão de desobediência ao atendimento prioritário ao idoso e do descumprimento, por parte de entidades, de regras relacionadas à assistência para este público.