120 idosos da cidade de São Paulo participam da 22ª edição do JORI

 

Três ônibus com 120 atletas representando a cidade de São Paulo partiram em direção a São Vicente nesta terça-feira (6), para participarem da 22ª  edição dos Jogos Regionais dos Idosos (JORI) entre os dias 7 e 11 de março. Este ano, o Departamento de Políticas para Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania foi o responsável por organizar a ida da delegação para participar dos jogos, com importante apoio da CENTRAPE (Central dos Aposentados).

Os idosos participarão de 11 das 14 modalidades, como atletismo, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco e vôlei. O intuito da competição é mostrar a importância da prática de atividade física para se obter uma boa qualidade de vida. Para a diretora do Departamento de Políticas para Pessoa Idosa, Sandra Regina Gomes, além do ganho físico existe também a importância da integração. “São idosos de todas as regiões da cidade participando de diversas categorias e interagindo. Isso incentiva a prática regular e também contribui para o convívio social”.


Exemplo disso é a atleta Maria da Penha Lorenzano, de 81 anos, competidora assídua dos JORI desde a primeira edição. Este ano a corredora está pronta para disputar a prova de 600 metros: “Minha expectativa é correr bem e me classificar, porque além de me divertir também tenho compromisso com a disputa”. Durante o evento os idosos ficarão alojados em uma colônia de férias na Praia Grande, contando com o acompanhamento de nove professores.

Para participar é preciso ter, no mínimo, 60 anos completos. Além das modalidades mencionadas, a competição também conta com bocha, buraco e xadrez. Os JORI são promovidos pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude – além do Governo do Estado, que fica responsável pela alimentação dos atletas participantes durante os dias do campeonato.

História dos JORI

A primeira edição dos Jogos Regionais dos Idosos foi realizada em 1995, numa parceria com Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e o Fundo Social de Solidariedade. Até 1997 a idade mínima para participar dos jogos era de 55 anos, mas em 1998 o limite foi alterado para 60 anos. Desde então, todo ano, uma cidade é escolhida para sediar o evento e receber as delegações e atletas das demais localidades.