5º Festival de Direitos Humanos: idosos participam de ginástica Rádio Taissô na Praça do Patriarca

20 minutos apenas, em uma mistura de ginástica rítmica com música, numa técnica laboral japonesa com tradição de quase um século. É a “Rádio Taissô”, praticada por cerca de 30 pessoas na manhã de quinta-feira (14) na Praça do Patriarca, como parte do 5º Festival de Direitos Humanos.

Organizada pela Coordenação de Políticas para Idosos, a Rádio Taissô é uma ginástica que pode ser praticada por qualquer pessoa – especialmente por idosos. As características são os movimentos leves e a música suave, permitindo a prática em qualquer hora e lugar.

De acordo com o presidente da Federação de Rádio Taissô no Brasil, Jorge Kinoshita, a sequência de movimentos de alongamento traz principalmente benefícios circulatórios, mas melhora também a respiração, aumenta a disposição e revigora a força de vontade. Com a prática diária de entre 20 a 30 minutos de exercícios já é possível obter uma qualidade de vida melhor. Um exemplo é Kunio Kazama, que pratica Rádio Taissô há 26 anos e hoje, aos 90 anos, esbanja bem-estar e vitalidade. “Realizo essa atividade com muita harmonia diariamente, o que me ajuda não só a prevenir doenças como ainda combate a preguiça que existe dentro de nós”, afirma sorridente.

Para a coordenadora de Políticas para Idosos, Sandra Regina Gomes, há muito o que aprender com a técnica oriental. “Nós sabemos que o Japão é o país da longevidade, e a Rádio Taissô ajuda a população a envelhecer de forma mais suave. É uma atividade que pretendemos oferecer mais vezes em 2018, ampliando a parceria”.