“Empresa Amiga do Idoso”: cerimônia revela o nome dos ganhadores do título

Aconteceu, na manhã desta quarta-feira (13), a entrega do título “Empresa Amiga do Idoso”. Durante a cerimônia – realizada na Sala do Conservatório do Theatro Municipal, no centro de São Paulo – foram reveladas as empresas merecedoras do título, entre as mais de 50 inscritas: Senior Services e Banco Itaú.

As duas empresas adotam políticas de garantias de direitos das pessoas idosas, com responsabilidade social. A Senior Services, especializada em cuidado de idosos, tem no cerne de sua fundação o cuidado ao segmento, a fim de garantir o bem estar físico e emocional da pessoa a ser cuidada, bem como dos familiares. Já o Banco Itaú oferece atividades físicas e socioculturais para pessoas a partir de 55 anos (mesmo que não seja correntista), buscando possibilidades que ajudem a melhorar a qualidade de vida dos idosos.

O título é um reconhecimento público às empresas estabelecidas na cidade de São Paulo que desenvolvem atividades, em parceria com a sociedade, visando à defesa, atendimento, valorização e concessão de benefícios a pessoas idosas, de acordo com normas estabelecidas pelo Estatuto do Idoso. Válido por um ano, o título também é uma das metas de governo, que envolve ainda planos de implantação do Programa Cidade Amiga do Idoso no município. E a quantidade de idosos aumenta cada vez mais: um estudo realizado pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) estima que em 2027 a quantidade de idosos na cidade de São Paulo – pela primeira vez na história do Brasil – será maior do que o número de jovens.

“Esta iniciativa é importante porque precisamos sensibilizar a população do país, principalmente porque temos uma população idosa que só cresce – além de ser o futuro de todos. É necessário que possamos dar visibilidade e pensar o idoso como um cidadão que merece respeito e dignidade, não como um incômodo”, disse Sandra Regina Gomes, coordenadora de Políticas para Idosos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Participaram ainda da cerimônia a presidente do Grande Conselho do Idoso, Clotilde Benedik de Souza, o vereador Gilberto Natalini, a Secretária Nacional de Direitos da Pessoa Idosa, Socorro Moraes, e a Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda.

“É a primeira vez que a Prefeitura premia empresas amigas do idoso, e não foi uma escolha aleatória: as empresas precisavam preencher vários requisitos, a fim de demonstrar comprometimento com a causa da pessoa idosa. O envelhecimento não deve ser encarado como um problema a ser resolvido, mas sim como uma grande oportunidade, já que a expectativa de vida aumenta a cada ano. Estes empreendedores estão tentando entender essa mudança – e, por isso, merecem não só o título como nossos cumprimentos”, disse Eloisa Arruda.