Debate sobre melhoria na qualidade de vida marca lançamento de campanha para população idosa

No Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, debate pautou as desigualdades geracionais e sociais

 No Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, 15 de Junho, a Coordenação de Políticas para Idosos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em parceria com o CEU Cantos do Amanhecer, realizou um bate-papo com membros da terceira idade para dar início à Campanha de Conscientização da Violência Contra o Idoso.


A atriz Dulce Tomáz, professora de teatro da UAPI, abriu o evento com um monólogo sobre a escritora Carolina de Jesus

Foram convidados membros de unidades da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UAPI) e frequentadores do CEU Cantos do Amanhecer, localizado no Capão Redondo, onde aconteceu o lançamento. Também estiveram presentes a secretária-adjunta da SMDHC, Djamila Ribeiro e a coordenadora de políticas para idosos da secretaria, Guiomar Lopes.

Guiomar Lopes relembra a importancia de discutir os problemas geracionais

O debate discutiu as dificuldades encontradas pela população idosa, principalmente pelas mulheres. Em sua fala, Guiomar destacou o papel da SMDHC, não apenas na implementação de políticas de punição às violações destes direitos, mas no suporte a família do idoso. “Acreditamos que políticas públicas de apoio à família, que visam a conscientização a diminuição das desigualdades geracionais e sociais, irão melhorar a situação desta população”.

A secretaria-adjunta Djmaila Ribeira durante sua fala

Para Djamila Ribeiro, um dos elementos mais importantes nessa questão deve ser o diálogo e o debate com os Idosos, que são uma população vulnerável. “A Secretaria Municipal de Direitos Humanos está a disposição de vocês, precisamos cada vez mais estender o debate sobre os direitos dos idosos, de forma a diminuir os abusos sofridos”, afirmou.

Alunos da UAPI durante uma apresentação de teatro que ocorreu no evento

A violência contra o idoso é crime previsto pela Lei 10.741, e é o que a campanha busca divulgar. A iniciativa também tem como objetivos apresentar as diversas formas de agressões e mostrar os meios de denúncia disponíveis, fortalecendo a luta pelos direitos da pessoa idosa na cidade de São Paulo e o cumprimento do Estatuto do Idoso.

Além da violência doméstica, tratamento inadequado e impaciente, agressão verbal, não observância da prioridade relacionada à sua idade e omissão ou recusa de serviços ou cuidados por parte dos responsáveis familiares ou institucionais, também são formas de violência. Denúncias de violência contra o idosos podem ser feitas através do Disque 100.