Começam oficialmente os Jogos Municipais da Pessoa Idosa

Cerimônia de abertura contou com a participação de 2000 idosos de toda cidade

Os Jogos Municipais da Pessoa Idosa (JOMI) de São Paulo começaram, oficialmente, nesta segunda-feira, dia 5. A cerimônia de abertura ocorreu no Ginásio Poliesportivo do Pacaembu, com cerca de 2 mil idosos de todo o município de São Paulo. Antes da solenidade, houve uma caminhada com os participantes ao redor do campo de futebol. Depois, já com o ginásio lotado, uma pira foi acesa, simbolizando o início das competições.

Participaram da cerimônia o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy; o secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene; Luciana Temer, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; Sérgio Pinto Carneiro, representante da Secretaria Municipal de Educação; Rubens Casado, presidente do Grande Conselho Municipal do Idoso; e Guiomar Silva Lopes, coordenadora de Políticas para Idosos da SMDHC.

Eduardo Suplicy destacou, em sua fala, que os Jogos Municipais da Pessoa Idosa são importantes para manter a qualidade de vida dos cidadãos paulistanos. “[Os JOMI] constituem uma ação pioneira que visa multiplicar o desenvolvimento e consolidar políticas públicas de esporte e lazer, motivando ainda mais a prática da atividade esportiva e agregando atrativos e ações que podem corroborar com a qualidade de vida da cidadã e do cidadão paulistanos”, disse o secretário.

Suplicy, que participou da caminhada com os idosos pela manhã, ressaltou também os benefícios que a atividade física pode trazer para outras áreas. “Eu fico muito feliz de ver pessoas aqui que estão com muito mais de 50, 60, 70, 80 anos... Todos nós temos consciência de que, enquanto estivermos realizando exercícios físicos, estaremos muito melhor preparados para nossa atividade profissional, em qualquer ramo de atividade”, disse.

Foto: Carol Coutinho/ Abrapefe

Foto: Carol Coutinho/ Abrapefe

Os JOMI têm como objetivo estimular a atividade física como fator de integração e promoção de saúde e bem estar, promovendo autoestima e convívio social da pessoa idosa. Neste ano, além de modalidades esportivas, de caráter competitivo, outras atividades apenas participativas terão espaço no evento, como jogos de carta e jogos de tabuleiro.

Segundo a coordenadora de Políticas para Idosos da SMDHC, Guiomar Silva Lopes, os Jogos Municipais da Pessoa Idosa fazem parte de iniciativas do governo que visam ao 'envelhecimento ativo’, "garantindo que a população, ao envelhecer, faça não só atividades físicas, mas também atividades intelectuais”, defendeu Lopes. Nesse sentido, segundo a coordenadora, os JOMI vêm complementar outros programas existentes, como a Universidade Aberta da Pessoa Idosa, que incentiva a atividade intelectual e a participação dos idosos na elaboração das políticas públicas. 

As competições vão acontecer durante os meses de outubro e novembro. O calendário de jogos e atividades, as classificações e demais informações podem ser consultadas no site oficial do evento.

 

Veja mais fotos da abertura oficial dos Jogos Municipais da Pessoa Idosa:

 

Público no Ginásio Poliespotivo do Pacaembu

Luciana Temer, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Apresentações culturais

Apresentações culturais

Plateia, na abertura dos Jogos Municipais da Pessoa Idosa

Apresentações culturais

Apresentações culturais

Apresentações culturais