SMDHC realiza 3º Diálogo da Campanha pela Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa

Encontro discute as diversas formas de violações contra os direitos da pessoa idosa em paralelo com as violências sofridas por outras populações da Cidade

A Coordenação de Políticas para Idosos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) realiza na próxima quinta-feira, dia 25, na Unifesp Santo Amaro, o 3º Diálogo da Campanha pela Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa.

O número de lugares é limitado. Clique aqui para se inscrever

Organizado em parceria com as secretarias municipais da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), Políticas para as Mulheres (SMPM) e Promoção da Igualdade Racial (SMPIR), o encontro tem como objetivo criar um espaço de reflexão sobre as diversas formas de violações de direitos que atingem estas populações.

A proposta é estender o debate da violência contra a pessoa idosa, para compreender as nuances do preconceito e identificar as diferentes formas de discriminação social, racial e de gênero. O Diálogo visa criar uma consciência comum sobre as violações sofridas como forma de fortalecer estes grupos e difundir as informações necessárias para que a violência contra estas populações possam ser denunciadas e superadas.

Campanha pela Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa

A violência contra a pessoa idosa é crime previsto pela Lei 10.741. Ainda assim, as diversas formas de agressão estão presentes, diariamente, em todas as instâncias e espaços de convivência – na família, nas ruas, nos serviços públicos e privados – e tem crescido de forma alarmante na cidade de São Paulo.

Para romper o silêncio que costuma envolver esse tema, a Prefeitura de São Paulo lançou, em 2013, a Campanha pela Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa, com o objetivo de avançar na garantia dos direitos da pessoa idosa, fortalecer o diálogo sobre esse tema e enfrentar a violência. Além da veiculação de material publicitário informativo, a campanha é composta por diálogos, oficinas e seminários em diversas regiões da Cidade.

Confira a seguir a programação completa do 3º Diálogo da Campanha pela Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa.


Programação

14h - Abertura
Com: Guiomar Silva Lopes, coordenadora de Políticas para Idosos da SMDHC e Diretora Campus São Paulo Rosana Fiorini Puccini, Pró Reitora de Extensão Florianita Coelho Braga Campos e Professor José Roberto da Silva Bretas

14h30 - Palestra: violência contra a mulher – limites e potencialidades da prática assistencial
Com: professora Lucila Amaral Carneiro Vianna

15h - Mesa de reflexão
Com: representantes das secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), Políticas para as Mulheres (SMPM) e Promoção da Igualdade Racial (SMPIR) e Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS)

15h30 - Debate com o público

16h30 - Propostas e encaminhamentos

17h - Encerramento

3º Diálogo da Campanha pela Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa
Unifesp Santo Amaro
Avenida Padre José Maria, 545
25/9, 14h
80 lugares. Inscrições aqui
Entrada gratuita