Campanha pela Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa realiza o seu 2º seminário

Evento teve como tema 'Violências e violações de direitos: tecendo redes de enfrentamento' e também lançou a segunda fase da Campanha

(Atualizado em 11/6/14)

Foi realizado na terça-feira, dia 10, o 2º seminário que compõe a Campanha pela Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, lançada no ano passado pela Coordenação de Políticas para Idosos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).

O evento teve como tema "Violências e violações de direitos: tecendo redes de enfrentamento" e contou com a participação do secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili; da secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti; da secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Temer; da secretária-adjunta de Políticas para Mulheres, Dulce Xavier; da coordenadora de Políticas para Idosos da SMDHC, Guiomar Silva Lopes; do coordenador de Saúde da Região Centro-Oeste da Secretaria Municipal de Saúde, Alexandre Nemes Filho; do presidente do Grande Conselho Municipal do Idoso, Rubens Casado; e de Marco Antônio Silva, representante do secretário de Promoção da Igualdade Racial, Antônio Pinto.

"Justamente pela característica tão diversa da violência contra a pessoa idosa é muito importante reunir esse grupo de secretários e secretarias, reafirmando a necessidade de uma política transversal para a garantia de direitos humanos e melhores condições de vida para essa população. Na SMDHC, foi criada a Coordenação de Políticas para Idosos, que pretende fazer a articulação da Prefeitura para a condução de políticas públicas para a pessoa idosa e dialogar para fortalecer o Grande Conselho do Idoso", disse o secretário Rogério Sottili.

Veja como foi o 1º seminário

O encontro aconteceu no CEU Butantã e também lançou a segunda fase da Campanha pela Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, que contará com diálogos com lideranças e comunidades de regiões diversas da Cidade, a serem realizados entre julho e setembro, além do 3º seminário.

"Esse é o segundo ano em que realizamos o seminário e a campanha de conscientização sobre a violência, tentando contribuir para minimizar essa prática arraigada pela cultura de violência que vivemos cotidianamente em nosso país. Mas, neste ano, conseguimos uma inovação muito importante, que foi a parceria com as diversas secretarias aqui presentes, para abordar o tema de forma integrada, tratando das diversas dimensões da violência contra a pessoa idosa e buscando juntos os melhores caminhos para uma cultura de direitos. Além da transversalidade, temos a participação social como método de gestão, pois nós acreditamos, realmente, que somente com a participação social poderemos construir uma política adequada”, completou Sottili.

 

2º Seminário da Campanha pela Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa – 'Violências e violações de direitos: tecendo redes de enfrentamento'
CEU Butantã
Avenida Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, 1700/1820, Rio Pequeno
Dia 10/6, das 13h30 às 17h