Etapa municipal do JORI reúne cerca de 600 pessoas

Competições aconteceram nesta segunda-feira, dia 24, e foram classificatórias para os Jogos Regionais dos Idosos (JORI), que serão realizados em maio, em Osasco

Com a participação de 600 competidores, foi realizada nesta segunda-feira, dia 28, no Clube Esperia, em Santana, na zona norte, a etapa municipal da edição 2014 dos Jogos Regionais dos Idosos (JORI), que acontecem em maio, na cidade de Osasco, em sua 19ª edição. Neste ano, a etapa regional – classificatória para os jogos de maio – foi realizada pela primeira vez em uma ação conjunta das secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania; Esporte, Lazer e Recreação; Educação; e Assistência Social e Desenvolvimento.

Foram disputadas partidas de atletismo, bocha, dança de salão, coreografia, malha, vôlei, tênis, tênis de mesa, natação, xadrez, damas, buraco, truco e dominó.

A abertura do evento teve a presença do secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, que ressaltou o trabalho intersecretarial para a realização da etapa regional dos Jogos: "Esta parceria fortalece a política transversal da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que é a única forma de construirmos políticas públicas que vejam as pessoas em sua integralidade".

Sottili também destacou a importância da prática esportiva no bem-estar físico e emocional dos idosos. "Para as pessoas idosas, os efeitos positivos dos esportes, quando praticados com equilíbrio e cuidados adequados, são especialmente importantes, pois contribuem para um envelhecimento saudável."

A cerimônia também contou com as presenças da coordenadora de Políticas para Idosos da SMDHC, Guiomar Silva Lopes, e da conselheira do Grande Conselho Municipal do Idoso Nilda Abdo Gorayb Flório, que teve contribuição fundamental para a realização desta etapa do JORI.

Ainda neste ano, a Cidade recebe, pela primeira vez, os Jogos Municipais da Pessoa Idosa (JOMI), em agosto. Trata-se de um projeto pioneiro, que amplia a participação de pessoas idosas nas competições, agregando os grupos dos Centros de Educação Unificados (CEUs), Núcleos de Convivência de Idosos e outras entidades. 

 

Fotos: Comunicação/SMDHC