Jogos Regionais dos Idosos reúnem 1.160 atletas

Competições aconteceram no sábado, dia 5, e domingo, dia 6. Evento chegou neste ano à sua 18ª edição, com a participação de movimentos sociais e entidades da sociedade civil

Com a participação de 1.160 competidores inscritos em 15 modalidades esportivas e recreativas, aconteceu no sábado, dia 5, e no domingo, dia 6, a edição 2013 dos Jogos Regionais dos Idosos, JORI, que neste ano chegou à sua 18ª edição. Realizado pela Coordenação de Políticas para Idosos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, o evento ocupou as dependências do Sesi AE Carvalho, na zona leste, com disputas de atletismo, bocha, coreografia, dança de salão, natação, tênis de mesa, tênis de campo e vôlei, além de jogos de tabuleiro, como dama, xadrez e dominó, e de cartas, como buraco e truco.

No sábado, a abertura dos Jogos teve a presença do secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili; do secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Celso do Carmo Jatene; da coordenadora de Políticas para Idosos da SMDHC, Guiomar Silva Lopes; da presidente do Grande Conselho Municipal do Idoso, Marly Augusta Feitosa da Silva; da diretora do Sesi AE Carvalho, Silvia Helena Marque; e da conselheira do Grande Conselho Municipal do Idoso, Nilda Abdo Gorayb Flório, a principal articuladora para o JORI acontecer.

Ao abrir oficialmente o evento, o secretário Rogério Sottili destacou a importância da prática esportiva na integração social e no bem estar físico e emocional de todas as pessoas, sobretudo dos idosos. “Pesquisas comprovam que a atividade física repercute diretamente na saúde do idoso, retardando a perda da capacidade funcional e ampliando a qualidade de vida.”

O secretário também ressaltou o aumento do número de atletas inscritos neste ano, com o envolvimento de movimentos sociais e entidades da sociedade civil – ao todo, foram 39 movimentos e entidades, mobilizados por meio da parceria com a Rede de Assistência Social e a colaboração intensa do Grande Conselho Municipal do Idoso, que também prestou apoio na organização das equipes e no suporte técnico.

Ainda na solenidade de abertura, Rogério Sottili anunciou o lançamento dos Jogos Municipais dos Idosos, no próximo ano. “É mais uma iniciativa que procura valorizar os idosos, fortalecer sua mobilização e sua participação na vida da Cidade. A ideia é que, por meio do esporte, os idosos possam ocupar os espaços públicos para o exercício da cidadania, reavivando o sentimento de pertencimento à Cidade.” E o secretário de Esportes, Celso Jatene, já avisou: “O encerramento e a premiação dos Jogos Municipais dos Idosos acontecerão em um bailão, com a intensificação do programa Vem Dançar, da Secretaria Municipal de Esportes.”

História do JORI

Os primeiros jogos esportivos de idosos tiveram início em São Paulo em 1994, com o nome de Caras e Coroas. A competição esportiva aconteceu no Ibirapuera e, diante do sucesso do evento, no ano seguinte, a Secretaria Estadual do Esporte promoveu novo encontro e o batizou de Jogos Regionais do Idoso, JORI. Desde então, os municípios realizam a competição em parceria com o governo do Estado. Por ano, de 40 a 50 cidades participam do evento, incentivando a prática de atividades esportivas pela população idosa.

 

Fotos: Comunicação/SMDHC