Universidade Aberta da Pessoa Idosa inaugura atividades

Uma das metas da SMDHC incluídas no programa da Prefeitura, a universidade recebeu a sua primeira turma em uma cerimônia de boas-vindas. No dia 23, acontece a aula inaugural

A Universidade Aberta da Pessoa Idosa (UAPI) foi inaugurada nesta quarta-feira (21), no Polo Cultural do Idoso, com a presença de cerca de 100 futuros estudantes. Sob a responsabilidade da Coordenação de Políticas para Idosos, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a UAPI pretende contribuir para a inserção e reinserção da população idosa no mercado de trabalho, com cursos para pessoas a partir de 50 anos e profissionais que se interessem em trabalhar com este público.

“A Universidade ajudará a combater os estigmas associados aos idosos. Engana-se quem tem a imagem do idoso como aquele velhinho frágil jogando dama ou fazendo tricô. O perfil tem mudado completamente. Hoje, a pessoa de 60 anos está em plena atividade, muitos moram sozinhos, conhecem e exigem seus direitos”, disse Rogério Sottili, secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, no ato de lançamento da UAPI.

Guiomar Lopes, coordenadora de Políticas para Idosos da SMDHC, destacou o pioneirismo do projeto, o primeiro na Cidade, e o significado da universidade na vida de cada um dos futuros alunos. “O idoso de hoje tem um importante papel a cumprir. É uma geração em sua maioria nascida no pós-guerra, inclusive com participação na construção da Cidade”, ponderou. “Não podemos desperdiçar este momento. Temos que avançar nas conquistas e não admitir retrocesso”, afirmou a coordenadora, lembrando que a UAPI será também um legado para futuras gerações.

A grade curricular da Universidade Aberta da Pessoa Idosa foi desenvolvida por docentes e pesquisadores da Unifesp. O curso inclui aulas de saúde, segurança alimentar, direitos da pessoa idosa, novas formas de sociabilidade, relações intergeracionais, história da arte, além de teatro e atividades físicas, entre outros temas. “É importante para o idoso estudar um pouco de tudo para criar um dinamismo, uma diversidade de conhecimentos, e não ficar fixo numa única questão”, explicou Elaine Dias, pesquisadora do Departamento de História da Arte da Unifesp.

Início das aulas

A aula inaugural acontecerá dia 23 de agosto, com os professores de cada módulo apresentando a programação do curso e as diversas disciplinas. Durante as aulas, estão previstas visitas aos museus da Pinacoteca, Língua Portuguesa, Memorial da Resistência, Museu Afro-Brasileiro e parques. Inicialmente serão quatro turmas: duas com aulas às segundas e quartas-feiras, e outras duas às terças e quintas-feiras, sendo que às sextas-feiras serão oferecidas atividades físicas e teatro.

A criação da Universidade Aberta da Pessoa Idosa é uma metas da SMDHC que estão no programa estabelecido pelo prefeito Fernando Haddad. A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania mantém o compromisso de implantar outras cinco Universidades Abertas da Pessoa Idosa em diferentes regiões da cidade.

 

Universidade Aberta à Pessoa Idosa
Polo Cultural do Idoso
Rua Teixeira Mendes, 262, Cambuci
Tel.: 3207-9708 / 3207-9687 / 3113-9710