Programas em andamento

Casa Segura

A Casa Segura consiste na contratação de serviço técnico especializado para desenvolver Projeto Executivo de Arquitetura para adequação de ambientes, a fim de simular ambiente doméstico e espaço de treinamento doravante referenciado CASA SEGURA E ACESSÍVEL. O propósito do projeto é contribuir para manutenção da autonomia, qualidade de vida, conforto e segurança na circulação e uso dos ambientes domésticos através de soluções de projetos visualmente comunicáveis que auxiliarão o público visitante do Polo Cultural da Terceira Idade José Lewgoy a fazer adequações em seus espaços domésticos, visando torná-lo um ambiente mais seguro para a população idosa em geral.

Centro de Referência dos Direitos da Pessoa Idosa

O Centro de Referência dos Direitos da Pessoa Idosa, em conjunto com o Posto Avançado, buscará promover, sob a coordenação e supervisão da Coordenação de Políticas para Pessoa

Idosa (CPPI) da SMDHC, o acesso e a garantia de direitos da população idosa na cidade de São Paulo em consonância com e as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o envelhecimento ativo.

Guia de Serviços Públicos para a Pessoa Idosa

A Coordenação contratou, por meio de Edital de Chamamento Público, empresa de pesquisa para elaboração de Banco de Dados e conteúdo do Guia de Serviços para a População Idosa. O intuito é garantir o acesso à informação sobre serviços existentes para a população idosa no município de São Paulo de forma regionalizada.

Grupo de Trabalho Intersetorial para Estudo, Discussão e proposição de Políticas Públicas para Moradia de Pessoas Idosas

Instituído pela Portaria Conjunta nº 004/SMDHC/SEHAB/SMADS/ SMPED/SMUL/2022, vinculado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – SMDHC e constituído pela Portaria n 025/SMDHC/2023, o grupo de trabalho é formado por técnicos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – SMDHC, Secretaria da Habitação – SEHAB, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS, Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência - SMPD, Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento – SMUL e Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa – CMI. Posteriormente juntaram-se ao grupo, a Secretaria Municipal da Saúde - SMS, Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo – COHAB e a Fundação Santa Casa de São Paulo.

O objetivo é discutir e propor de forma articulada e integrada novas Políticas Públicas de Moradia e assuntos correlatos para a população idosa residente na cidade de São Paulo, fortalecendo a transversalidade e a intersetorialidade na formulação e implementação voltadas ao público idoso.