Agentes da Rede de Serviços participam de curso sobre Direitos Humanos

 

 

Durante os meses de março e abril, duas turmas (às terças pela manhã e quintas à tarde) estarão integrando o programa de formação em Direitos Humanos. Serão ao todo seis encontros para cada turma, com 24 horas de duração no total. O público-alvo são os agentes que atuam nos serviços de atendimento: Centros de Referência da Igualdade Racial, Centros de Cidadania LGBTI, Centros de Cidadania e Centros de Referência da Mulher, Ouvidoria de Direitos Humanos, Polo Cultural da Terceira Idade, Centro de Referência e Atendimento do Imigrante, Centro Público de Economia Solidária e Direitos Humanos, Centros de Acolhimento para Mulheres em situação de violência, Posto Avançado de Localização Familiar e de Desaparecidos, Ouvidoria de Direitos Humanos e Núcleos de Direitos Humanos.

O curso é realizado pela equipe do Departamento de Educação em Direitos Humanos. Nesta terça, 12/03, durante a aula de abertura no auditório da SMDHC, a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella, deu as boas-vindas aos participantes. “É importante que a nossa rede de atendimento esteja capacitada para lidar com todas as populações vulneráveis”, disse. A proposta desta capacitação está no Plano Municipal de Educação em Direitos Humanos Eixo IV, por meio do decreto nº 57.503 de 6 de dezembro de 2016, reconhecendo a formação como estratégica para a boa atuação dos profissionais.

O curso tem como objetivo fortalecer a cultura dos Direitos Humanos no ambiente de trabalho dos agentes públicos, qualificar o atendimento e promover a integração em todos os serviços. Abordará ainda questões de respeito e defesa aos direitos humanos a partir da perspectiva do atendimento dos cidadãos por meio de uma abordagem sensível e especializada nas diferenças das pessoas.