Opositor ao regime militar, Aluizio Palhano é o segundo desaparecido político identificado este ano a partir de ossos encontrados em cemitério clandestino de Perus

 

Foram identificados, a partir de ossos enterrados na vala do Cemitério de Perus, os restos mortais de mais um desaparecido político durante o regime militar. Trata-se de Aluizio Palhano Pedreira Ferreira, militante de um dos movimentos de oposição.

O anúncio da identificação foi feito nesta segunda-feira, 3, durante Encontro Nacional de Familiares promovido pela Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP), realizado em Brasília, com o apoio do Ministério de Direitos Humanos.

A identificação – a segunda ocorrida em 2018 – é resultado do trabalho do Grupo de Trabalho de Perus – GTP, laboratório criado pela UNIFESP, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHC) (por meio do Departamento de Educação em Direitos Humanos) e Ministério de Direitos Humanos.

O GTP realizou os trabalhos de abertura de caixas e limpeza de separação dos remanescentes ósseos localizados na vala clandestina no Cemitério Dom Bosco, em Perus – SP. O material genético e as amostras ósseas foram enviadas para a International Commission on Missing Persons, laboratório parceiro em Haia, Holanda, que no último dia 27 de novembro apontou as conclusões da análise que revelaram a identificação do desaparecido político pelo cruzamento com o DNA de sua filha.

A morte de Aluizio foi comunicada por Altino Dantas, companheiro de prisão nas antigas instalações do DOI-CODI na Rua Tutóia, em São Paulo. Em carta enviada em 1971 a um ministro do Tribunal Superior Militar, ele afirma ter escutado os gritos do militante político ao ser torturado e, posteriormente, ter sido comunicado de sua morte em maio daquele ano, pelo torturador Dirceu Gravina.

O documento serviu de base para a inclusão de Aluizio Palhano Pedreira Ferreira na busca pelos desaparecidos que poderiam estar entre os restos mortais retirados da vala clandestina de Perus, suspeita agora confirmada.