Abertura da 11ª edição do Festival Entretodos é realizada no Centro Cultural São Paulo

 

 

 

Foi realizada nesta terça-feira (11) a abertura da edição 2018 do Entretodos – Festival de curtas-metragens sobre Direitos Humanos. Com o tema “De fora para dentro”, a 11ª edição do festival contou com mais de 500 filmes inscritos, nacionais e internacionais, abordando a temática.

Realizada na sala Lima Barreto do Centro Cultural São Paulo, a abertura contou com a presença da secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Maria Giannella, do diretor executivo da SPCine, Renato Nery, e do curador Jorge Grinspum, além de parceiros e apoiadores do festival. Segundo o diretor da SPCine, “o Entretodos aborda sempre as questões do seu tempo, de uma forma bem emergencial. A gente sabe que cultura e Direitos Humanos são termos irmãos, um não existe sem o outro”.

Para a secretária Berenice Maria Giannella, o Entretodos é de extrema importância: “A gente vive um momento em que temos muito que ouvir, discutir e debater Direitos Humanos, para todas as pessoas, tanto para vítimas quanto para aqueles que cometem crimes. Nós precisamos entender que só viveremos em uma sociedade igualitária quando soubermos respeitar os direitos de todos, sem distinção. Só assim iremos avançar”.

Entretodos – “De fora para dentro”

A 11ª edição do Entretodos marca os 70 anos da publicação da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Dos mais de 500 filmes inscritos, 24 curtas-metragens foram selecionados para concorrer em cinco categorias: Prêmio Encruzilhada – filmes que pensam questões de mudanças e barreiras na arte; Prêmio Confessionais – relatos do espírito humano, as formas de ver o tempo e a proximidade com o ser; Prêmio O Alheio – histórias de processos de deslocamento e a relação com a inclusão e exclusão; Prêmio Na Pressão – olhar e estar fora do sistema com a visão dos jovens; e o Prêmio Trajetória – filmes que debatem o futuro.

Também foram selecionados quatro curtas para a Mostra Infantil e seis para a Mostra Juventude, categorias não competitivas. Outros seis filmes fazem parte da Mostra Online – curtas que poderão ser assistidos e votados no site do Entretodos.

Os curadores da amostra são Jorge Grinspum e Manuela Sobral, junto com os co-curadores Antonia Regina Moura e Daniel Grinspum. O júri será composto por Flávia Guerra, jornalista e cineasta; Joca Reiners Terron, escritor; Júlia Pascale, arte educatora e atriz; Miriam Biderman, editora de som; Paulo Farah, escritor e professor da USP; Rodrigo Souza, produtor e cineasta; e Tuto, roteirista e apresentador.

Nesta edição serão realizadas mais de 300 exibições simultâneas e gratuitas. Na cidade de São Paulo os locais que estão recebendo o público serão: Aldeia Guarani Tenondê Porã, Auditório da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, BibliASPA, Centro de Acolhida Casa São Lázaro, CEU pêra Marmelo, Fundação Gol de Letra, Instituto Federal de São Paulo São Miguel Paulista, SESC – Centro de Pesquisa e Formação, além de 16 salas do Circuito Spcine.

Quem estiver no litoral ou no interior do Estado de São Paulo também poderá participar do festival, além dos moradores de Goiás e Pará. O Entretodos é uma parceria da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania com a Secretaria Municipal de Cultura, a Spcine e Estate Produções.