Rede de Atendimento

Materiais de referência




 Manual de Atendimento dos Núcleos de Direitos Humanos:

Apresentamos as diretrizes, parâmetros e orientações para o funcionamento do NÚCLEO DE DIREITOS HUMANOS (NDH). Para facilitar a leitura o material foi dividido entre a Norma Técnica (NT), que abrange a organização para gestão do serviço, do espaço e da atuação em rede, e os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) que detalham e oferta dos serviços considerando as diretrizes estabelecidas pela Portaria nº 15 de 1 de Março de 2021, que tipifica os equipamentos públicos da Rede de Atendimento de Direitos Humanos no município de São Paulo. As orientações consolidadas neste manual não conseguem esgotar todos os desafios e rotinas que poderão surgir no dia-a-dia. Pretendem apoiar o trabalho das equipes de atendimento, a partir das demandas mais recorrentes aos serviços. Por isso é importante que seja lido e utilizado com a flexibilidade necessária para o atendimento das demandas complexas e multifacetadas da população atendida.


Glossário de Documentos e Referências da Rede de Direitos Humanos:

Este documento busca apoiar a leitura dos Manuais de Atendimento dos serviços da rede, consolidando as siglas/abreviações adotadas e conceituando os termos e notações utilizadas nos procedimentos, fluxogramas e demais orientações, a partir das diretrizes e princípios estabelecidos pela Portaria SMDHC nº 15 de 01 de março de 2021, que tipifica os equipamentos públicos da Rede de Atendimento de Direitos Humanos no município de São Paulo considerando as especificidades de cada público e equipamento.