Ruas de Memória

Programa que pretende alterar progressivamente e de maneira participativa o nome de logradouros que homenageiam violadores de direitos humanos da ditadura militar.

Conheça as ações do programa:

  • Banco de referências de direitos humanos, elaboração de uma lista de nomes de indivíduos e datas simbólicas relacionadas a diversas pautas de direitos humanos, a ser utilizado em novas nomeações de logradouros;
  • Mobilizações territoriais, realização de rodas de conversa nas ruas incluídas no Programa, com o intuito de promover a reflexão sobre o autoritarismo, transição democrática e os diversos resquícios do regime militar no período democrático, principalmente no âmbito das intervenções urbanas. Os novos nomes sugeridos para os logradouros são submetidos, posteriormente, à votação na Plataforma online São Paulo Aberta. Após a escolha do novo nome, um Projeto de Lei deverá ser enviado para a Câmara dos Vereadores para a efetivação da modificação.
  • Elaborar e apoiar projetos de lei para logradouros sem moradores. Exemplo: Viaduto 31 de Março – substituição por Therezinha Zerbini (Ato de Envio – 23.07.2016);
  • Ressignificar os espaços públicos e logradouros cujos nomes pretendem-se alterar, promovendo melhorias nos serviços de zeladoria tais como luz, poda de árvores, limpeza urbana e pontos wi-fi para as ruas, em parceria com Secretaria Municipal de Serviços.