Educação em Memória e Verdade

A educação e a rede de educadores são fundamentais para rever uma cultura marcada pela violência e transformá-la em uma cultura de garantia de direitos, com valores que assegurem a democracia e a justiça social. Revisitar o passado e conhecer a verdade sobre os fatos ocorridos durante a ditadura civil-militar (1964-1985) são ações essenciais para a construção da memória individual e coletiva.

Conforme preconiza o Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH-3, revisitar o passado e conhecer a verdade sobre os acontecimentos ocorridos durante a ditadura militar brasileira (1964-1985) é essencial para a construção da memória individual e coletiva. A reflexão sobre o passado possibilita que os cidadãos construam os valores que indicarão sua atuação no presente. Trata-se não apenas de um direito daqueles que vivenciaram esse período e que foram vítimas do regime autoritário, mas também um direito das novas gerações, que precisam conhecer com maior profundidade as graves violações aos direitos humanos cometidas durante a ditadura e seus impactos nos dias atuais, para evitar a repetição das atrocidades cometidas.

A escola é um vetor fundamental para a construção e solidificação de valores e para a transformação de uma cultura de violência em uma cultura de respeito aos direitos humanos. Assim, é fundamental que a escola seja um espaço onde devemos discutir e difundir o que significou viver com liberdades e direitos cerceados num período em que pairavam o medo e o silêncio, prisões arbitrárias, torturas e mortes. 

O currículo, os materiais didáticos e a formação inicial de professores ainda tratam o tema de forma superficial, o que torna imprescindível atividades de formação complementares, que aprofundem o tema e forneçam ferramentas didáticas que estimulem a reflexão em sala de aula sobre os significados da ditadura .

Desde 2014, a Coordenação de Direito à Memória e à Verdade, com apoio da Coordenação de Educação em Direitos Humanos, tem realizado uma série de atividades formativas com resultados extremamente positivos:

- Histórico

Edital de Educação em Memória e Verdade

- Seminário de Educação em Memória e Verdade