Dia Internacional pelo Direito à Verdade

No final de 2010, a Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 24 de março como "Dia Internacional pelo Direito à Verdade em relação às Graves Violações dos Diretos Humanos e para a Dignidade das Vitimas". Essa data foi escolhida pelas Nações Unidas por marcar dois gravíssimos fatos ocorridos na America Latina: o Golpe de Estado na Argentina, em 1976, que vitimou mais de 30.000 pessoas naquele país e o assassinato do Monsenhor Oscar Arnulfo Romero, bispo de El Salvador, em 1980. Embora já consagrada em diversos países da América Latina, a data ainda não havia sido oficialmente celebrada no Brasil. Considerando a relevância dessa data e da temática por ela suscitada, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com a Comissão Nacional da Verdade, a Secretaria Municipal de Cultura e outros parceiros comprometidos com a causa propõem um conjunto de ações para incitar a reflexão sobre o direito à memória e à verdade diante das graves violações aos direitos humanos e reforçar a importância desse dia. Confira a programação:

ALEXANDRE VIVE!

14 de março, quinta-feira - 19 horas
Show "Conversação de Paz", com Sergio Ricardo e convidados
Centro Cultural São Paulo - Estação Vergueiro do Metrô

15 de março, sexta-feira - 12 horas
Comissão de Anistia do Ministério da Justiça | 68a. Caravana da Anistia
Ato Oficial de Reconhecimento pelo Estado brasileiro de Alexandre Vannuchi Leme como anistiado político
Instituto de Geociências - Universidade de São Paulo

15 de março, sexta-feira - 18 horas
Missa na Catedral da Sé - Celebração presidida por D. Angélico Sândalo Bernardino.

Realização: Comissão da Verdade de São Paulo. Apoio: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e Secretaria de Cultura de São Paulo.

 

SÁBADO RESISTENTE
Data: 23/03, das 14h às 17h30. Nota: Distribuição de senhas a partir das 13h30.
Local: Memorial da Resistência. Largo General Osório, 66 - São Paulo, SP

Convocação para o reconhecimento no Brasil do Dia Internacional pelo Direito à Verdade - Palestra e debate com Maria Rita Khel, psicanalista, ensaísta, crítica literária, poetisa e cronista brasileira, membro da Comissão Nacional da Verdade.

Realização: Memorial da Resistência, Núcleo de Preservação da Memória Política. Apoio: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Secretaria de Estado da Cultura, Fórum de Ex-Presos e Perseguidos Politicos de São Paulo, Comissão da Verdade da OAB São Paulo, Comissão da Verdade da Associação de Juízes para a Democracia, Comissão Estadual de Defesa da Pessoa Humana de São Paulo, Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva da Assembleia Legislativa de São Paulo, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

 

DIA DO DIREITO À VERDADE NA MARIA ANTÔNIA
Data: 24/03, às 11h
Local: Rua Maria Antônia, Consolação, em frente ao Teatro da USP

Realização: Companhia do Latão. Apoio: Secretarias Municipais de Direitos Humanos e Cidadania e Cultura e Comissão Nacional da Verdade

Conduzidos pela Companhia do Latão, artistas reúnem-se para celebrar o direito à verdade, com diversas intervenções artísticas, entre as quais a declamação de trechos adaptados do texto As cinco dificuldades de escrever a verdade, de Bertold Brecht.

 

SESSÃO EM HOMENAGEM AO DIA DA VERDADE - FILME HOJE
Filme hoje
Data: 24/03, às 14h30
Local: CineSESC Augusta
Rua Augusta, 2.075
O filme Hoje, de Tata Amaral, traz uma reflexão sobre os impactos da ditadura militar no Brasil até os dias atuais. A história é protagonizada pela personagem Vera, vivida por Denise Fraga, que recebe uma indenização do governo pelo desaparecimento do marido nos anos de chumbo e se vê num verdadeiro dilema quando, ao mudar-se para o apartamento recém-adquirido com os recursos da indenização, reaparece. Assista ao trailler.

Realização: Tangerina Entretenimento, Primo Filmes, HBO Latin America Originals, H2O Films, Petrobrás, Sabesp. Apoio: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, CineSESC Augusta

 

EXPOSIÇÃO DIREITOS - 23 de MARÇO a 02 de JUNHO
Data: Terça a sexta, das 10h às 20h; Sáb, Dom e Feriados, das 10h às 18h.
Local: Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, n. 1000  - Piso Flávio de Carvalho.

Mostra de cartazes do acervo. Compõe-se de 120 pôsteres que integram a coleção do Arquivo Multimeios do Centro Cultural São Paulo. Seleção de cartazes políticos referentes a movimentos sociais e eventos em defesa dos Direitos Humanos realizados por diversas entidades, no Brasil e na América Latina, no período de 1970 a 2000.

Realização: Comissão da Verdade de São Paulo. Apoio: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e Secretaria de Cultura de São Paulo.

 

DEBATE DIREITO À MEMÓRIA E À VERDADE
Data: 02/04/2013 - Terça-feira, às 19h00.
Local: Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, n. 1000 - Piso Flávio de Carvalho.

Mesa: Fabio Konder Comparato e Idibal Piveta.
Mediação: Maria Adelaide Pontes.

Realização: Comissão da Verdade de São Paulo. Apoio: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e Secretaria de Cultura de São Paulo.