Orientações gerais

 Em primeiro lugar, você deve registrar imediatamente um boletim de ocorrência, o chamado B.O., pois esse é o passo que registra oficialmente o desaparecimento de uma pessoa para o poder público. Na cidade de São Paulo, existe uma delegacia especializada em desaparecimentos, localizada no Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), mas você pode registrar o BO na delegacia mais próxima de sua casa ou trabalho, ou mesmo pela internet. De qualquer forma, a delegacia que receber o BO comunicará ao DHPP, que é o órgão responsável pela investigação dos casos de desaparecimento.

Para fazer o BO pela internet você deve acessar o site: www.ssp.sp.gov.br/nbo. Lá você precisará fornecer todos os seus telefones de contato, pois alguém retornará a ligação para confirmar os dados. Também é necessário fornecer um e-mail (seu ou de uma pessoa de sua confiança) para o recebimento do BO eletrônico. Após registrar o BO pela internet, você também precisa encaminhar um e-mail com fotografia recente da pessoa desaparecida para pessoasdesaparecidas@ssp.sp.gov.br
Assim que concluir que um amigo ou parente desapareceu, compareça a um Distrito Policial ou utilize a delegacia de polícia eletrônica, para registrar a ocorrência. Não é necessário aguardar as 24 horas. Faça imediatamente.
Caso o desaparecido retorne ou seja encontrado, comunique o reaparecimento da mesma maneira à autoridade policial. Faça imediatamente. O Boletim de Ocorrência é o instrumento que desencadeia oficialmente a investigação de um desaparecimento e também o instrumento que coloca fim às investigações, quando do reaparecimento.