O que fazer em caso de desaparecimento

Não é necessário aguardar 24h. Veja o passo a passo.

  1. Em primeiro lugar, você deve registrar imediatamente um Boletim de Ocorrência, o chamado BO, pois esse é o passo que registra oficialmente o desaparecimento de uma pessoa para o poder público. O registro pode ser feito presencialmente, em qualquer delegacia próxima de você, ou pela internet, na delegacia eletrônica. A delegacia que receber o BO comunicará o desaparecimento ao Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), que é o órgão responsável pela investigação dos casos de desaparecimento.
  2. Ao registrar o BO pela internet você precisará fornecer todos os seus telefones de contato, pois alguém retornará a ligação para confirmar os dados. Também é necessário fornecer um e-mail (seu ou de uma pessoa de sua confiança) para o recebimento do BO eletrônico.
  3. Após registrar o BO pela internet, você também precisa encaminhar um e-mail com uma fotografia recente da pessoa desaparecida para pessoasdesaparecidas@ssp.sp.gov.br.
  4. Caso o desaparecido retorne ou seja encontrado, comunique seu reaparecimento à autoridade policial. 

ATENÇÃO: Não é necessário aguardar 24 horas para registrar um desaparecimento! Assim que concluir que um amigo ou parente desapareceu, compareça a um Distrito Policial ou utilize a delegacia de polícia eletrônica para registrar a ocorrência. Faça isso imediatamente. O Boletim de Ocorrência é o instrumento que desencadeia oficialmente a investigação de um desaparecimento e também o instrumento que coloca fim às investigações, quando do reaparecimento.