Crianças e adolescentes têm espaço para propor políticas públicas

 

 

Nesta quarta e quinta-feira (07 e 08/11), crianças e adolescentes participam da IX Conferência Municipal Lúdica na Galeria Olido, centro de São Paulo. Cerca de 350 foram escolhidos, nas regiões das 32 subprefeituras, para representar onde moram. O objetivo é que, durante esses dois dias, sejam trazidas propostas dos bairros, discutindo também como as transformar em políticas públicas. As ideias e reflexões dos jovens abordam desde a educação, saúde e assistência social até cultura, esportes e lazer para uma melhora na qualidade de vida.

“Os depoimentos estimulam a nós do poder público para criar projetos em prol das crianças e dos adolescentes’, disse Solange Sampaio, vice presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). A Conferência é importante para balizar os planos de governo para os próximos anos. A partir de espaços como este, prefeito, subprefeitos e secretários podem planejar, por exemplo, um plano de convivência familiar e comunitária.

O encontro começou com música, leitura de trechos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e vários poemas sobre a luta para diminuir a desigualdade social e combater o racismo e outros preconceitos. “É um prazer ver esse movimento de crianças e jovens. Essa conferência teve muito empenho e dedicação para ser realizada, para ouvi-los. Muito do que o Brasil e São Paulo serão no futuro dependem de vocês. É importante que se posicionem’, disse Marisa Fortunato, presidente do CMDCA e secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Conferências

Na cidade de São Paulo aconteceram este ano as conferências livres e regionais, para propor e debater políticas públicas relacionadas à infância e à adolescência, cabendo ao CMDCA e a SMDHC assegurarem a realização da fase municipal com duas etapas (Lúdica e Convencional). A XI Conferência Municipal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente será realizada nos dias 28, 29 e 30 de novembro, também na Galeria Olido.

As duas modalidades contam com a presença da sociedade civil, Conselheiros de Direito, Conselhos Tutelares, Secretários e representantes das Secretarias Municipais, Diretorias Regionais de Ensino, Defensoria Pública, Serviços de Assistência Social, Promotores, Organizações Sociais e demais setores com interesse na promoção e na defesa dos direitos da criança e do adolescente.