Reunião com servidores da SMDHC aborda os cuidados com a Primeira Infância


Servidores da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania assistiram na segunda-feira (6) a uma palestra com a vereadora Janaina Lima sobre a Primeira Infância. A vereadora é autora da iniciativa que incluiu o evento da 1ª Semana Municipal da Primeira Infância (de 1 a 7 de agosto), no calendário oficial do município, com o propósito de promover o envolvimento da sociedade e das famílias na valorização e nos cuidados à primeira infância.

A coordenadora de Política para Criança e Adolescente, Tatiana Amêndola, abriu a reunião juntamente com o secretário adjunto da Secretaria e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Eduardo Barbin. “Uma sociedade que busca ser mais justa tem um lugar de destaque para as suas crianças”, afirmou Barbin.

“Somos nós, funcionários públicos, que temos a obrigação de fazer com que as leis que se encontram no papel sejam cumpridas”, disse a vereadora Janaína Lima, segundo a qual é necessário desenvolver na sociedade uma cultura de co-responsabilização na questão da assistência à criança.

A reunião na Secretaria teve como objetivo sensibilizar os servidores públicos sobre o tema e deve ter continuidade em outras secretarias municipais. Um Plano Municipal pela Primeira Infância, previsto na Lei 16.710/2017, está em elaboração pelo Executivo e, de acordo com a vereadora Janaína Lima, deve ser lançado até outubro deste ano. O trabalho de elaboração do plano envolverá, principalmente, as áreas de Educação, Saúde, Assistência Social, Direitos Humanos e Cultura.