Centro de Referência da Criança e do Adolescente

O Centro de Referência da Criança e do Adolescente em Situação de Rua e na Rua é um projeto supervisionado pela Coordenação de Políticas para Criança e Adolescente (CPCA), Termo da Parceria, n° 004/2022/SMDHC/FUMCAD e administrado pelo Serviço Franciscano de Solidariedade (SEFRAS).

O projeto é dividido em duas frentes de trabalho:

Centro Especializado para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua e na Rua, que atua diretamente no processo de acolhida/ vinculação das crianças e adolescentes em situação de rua e na rua ao projeto, oferecendo o atendimento às necessidades básicas das crianças e adolescentes, como banho, alimentação e espaço para repouso. O CECA também é responsável por garantir atividades socioeducativas, oficinas, atendimento e encaminhamento imediato das crianças e adolescentes para os serviços da rede (Saúde , Assistência Social, entre outros).

Quanto ao seu funcionamento, o Centro Especializado atende demanda espontânea e, também ,recebe encaminhamentos da rede, de segunda a domingo, das 8h às 21h.

 

 Centro de Referência da Criança e do Adolescente, que atua na articulação e mapeamento municipal das redes de serviços visando atender, encaminhar e acompanhar os casos que são atendidos no projeto e na rede. Contribui na discussão sobre políticas públicas para crianças e adolescentes por meio da participação da equipe nas Comissões Municipais, Fóruns e Coletivos. Tem como escopo de trabalho, fomentar e construir espaços formativos para a Rede de Serviços que atendem crianças e adolescentes, sendo previsto também a atuação no processo formativo dos Conselhos Tutelares do Município de São Paulo. O CRCA também atua na recepção de denúncias de violações de direitos contra crianças e adolescentes e os encaminha para os órgãos, serviços e projetos responsáveis em parceria com a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Referente ao funcionamento do Centro de Referência, atende demanda espontânea e também recebe encaminhamentos da rede, tendo funcionamento de segunda a sexta-feira das 08h às 18h e aos sábados, das 08h às 12h.
 

Centro de Referência da Criança e do Adolescente em Situação de Rua e na Rua
Rua Dom Antônio de Melo, 115, Luz.

Telefones: (11) 3326-7367/ 3228-1133