Adriano Diogo é o novo membro da Comissão da Memória e Verdade da Prefeitura de São Paulo

O ex-deputado substitui o jornalista Fernando Morais

Os membros da Comissão da Memória e Verdade da Prefeitura de São Paulo (CMV-SP) Audálio Dantas, Cesar Cordaro, Fermino Fechio e Tereza Lajolo receberam o ex-deputado estadual Adriano Diogo, nesta quarta-feira (29), em reunião realizada no Arquivo Histórico de São Paulo. Adriano Diogo substituirá o jornalista Fernando Morais, que deixa a equipe da CMV-SP.

Adriano Diogo é geólogo sanitarista graduado pela USP, foi eleito quatro vezes vereador de São Paulo, e se elegeu deputado estadual em 2002, em 2006 e em 2010. Foi secretário municipal do Meio Ambiente de São Paulo, durante a gestão de Marta Suplicy (2001-2005). Como deputado estadual, impulsionou a criação da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”, na Alesp, da qual foi presidente.

A CMV-SP foi instalada em 26 de setembro de 2014 com a finalidade de descobrir como se deu a relação entre a ditadura civil-militar (1964-1988) e a Prefeitura de São Paulo. Investigará violações dos direitos humanos praticadas em São Paulo durante a ditadura, como perseguição, tortura, prisões clandestinas e desaparecimento forçado. Também faz parte de seu trabalho apurar crimes cometidos contra agentes públicos da Prefeitura ou por eles praticados, além de buscar informações que possam auxiliar na localização e identificação de corpos e restos mortais de desaparecidos no município naquele período.