Integrantes da Comissão

Da esq. para a dir.: Fermino Fecchio, Audálio Dantas, Tereza Lajolo, Camilo Vannuchi e Adriano Diogo

A Comissão da Memória e Verdade da Prefeitura de São Paulo (CMV-SP) é composta por cinco membros. Atualmente, seus integrantes são a professora Tereza Lajolo, que acumula o cargo de coordenadora, os jornalistas Audálio Dantas e Camilo Vannuchi, o advogado Fermino Fechio e o geólogo Adriano Diogo. A equipe conta também com um grupo de assessores técnicos.

Ao longo de sua vigência, a Comissão contou também com a presença do jornalista Fernando Morais e do advogado César Cordaro (substituídos respectivamente por Adriano Diogo, em abril de 2015, e Camilo Vannuchi, em fevereiro de 2016).

 

Saiba quem são os atuais membros da CMV-SP:

Adriano Diogo é geólogo sanitarista graduado pela Universidade de São Paulo (USP), foi eleito quatro vezes vereador de São Paulo e três vezes deputado estadual, em 2002, 2006 e 2010. Em 2003, foi secretário municipal do Meio Ambiente de São Paulo, durante a gestão da ex-prefeita Marta Suplicy (2001-2005). Durante seu terceiro mandato como deputado estadual, impulsionou a criação da Comissão da Verdade Rubens Paiva, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), da qual foi presidente (de fevereiro de 2012 a março de 2015).

Email: adrianodiogo.cmv@prefeitura.sp.gov.br

 

Audálio Dantas é jornalista, começou sua carreira no jornal Folha da Manhã e passou pelas revistas O Cruzeiro e Realidade. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo na época do assassinato do jornalista Vladimir Herzog e presidente da Federação Nacional dos Jornalistas. Foi deputado federal e em 1981 recebeu o Prêmio de Defesa dos Direitos Humanos da ONU. Atualmente é diretor-executivo da revista Negócios da Comunicação. Em 2013, seu livro “As duas guerras de Vlado” recebeu o Prêmio Jabuti de melhor livro de não-ficção.

Email: audaliodantas.cmv@prefeitura.sp.gov.br

 

Camilo Vannuchi é jornalista, mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela USP e membro fundador do grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade, vinculado ao Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP). Foi um dos autores do portal Memórias da Ditadura, concebido pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos, e colaborou no Memorial da Democracia, criado pelo Instituto Lula.

Email: camilovannuchi.cmv@prefeitura.sp.gov.br

 

Fermino Fecchio é advogado e ex-ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo. Foi secretário Municipal de Administração do Município de São Paulo (1989-1992), Ouvidor Nacional dos Direitos Humanos, Coordenador Nacional do Movimento Nacional dos Direitos Humanos (1993-1995) e membro do Clamor (Centro de Direitos Humanos para os países do sul). Foi condecorado em 2003 pelo XX Prêmio de Direitos Humanos Franz de Castro Holzwarth, concedido pela Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP.

Email: ferminofecchio.cmv@prefeitura.sp.gov.br

 

Tereza Lajolo é professora aposentada de geografia da rede estadual e iniciou sua militância política em 1966. Teve participação no movimento estudantil e popular na luta por direitos e resistência à ditadura militar na USP e na região da Freguesia do Ó. Em 1982 foi eleita vereadora pela primeira vez e legislou na Câmara Municipal por três mandatos, até 1996. Em 1989, foi relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou as ossadas encontradas numa vala clandestina no Cemitério Dom Bosco, no bairro Perus, em São Paulo.

Email: terezalajolo.cmv@prefeitura.sp.gov.br