PREFEITURA DE SÃO PAULO

SMDHC presente no 11º Diálogo de Alto Nível de Proteção do ACNUR, em Genebra

21/12/2018 10h46

 

 

Foi realizado em Genebra, Suíça, o 11º Diálogo de Alto Nível de Proteção do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. Contando com a participação de organizações internacionais, representantes de comunidades, prefeitos e autoridades municipais, setor privado e organizações da sociedade civil, além dos próprios refugiados, o evento – realizado dias 18 e 19 de dezembro no Palácio das Nações, na sede da ONU – teve como objetivo debater a proteção e soluções para refugiados em contextos urbanos, destacando o papel das cidades na governança internacional do refúgio.

A Cidade de São Paulo foi representada pela Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Maria Giannella, que participou como expositora na sessão temática sobre a iniciativa “Cidades Solidárias, uma experiência das Américas”, discursando sobre a participação de refugiados e migrantes na definição de políticas públicas, trazendo o exemplo do Conselho Municipal de Imigrantes. A mesa em questão foi aberta pela fala de Nour Massoud, Presidente do Conselho de Imigrantes de São Paulo, que compartilhou sua experiência enquanto refugiada sírio-palestina no Brasil.

São Paulo tem atuado em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) em várias frentes, como no âmbito da interiorização de imigrantes venezuelanos ao longo de 2018 e na elaboração do Pacto Global sobre Refugiados, tendo sido a única cidade a participar da reunião de Consultas da América Latina e Caribe como Contribuição Regional para o Pacto Global sobre Refugiados em fevereiro de 2018, em Brasília. A iniciativa de Cidades Solidárias se insere nesse contexto de cooperação, como um conceito criado na região das Américas a fim de reconhecer os esforços dos governos locais quanto à proteção e melhoria da integração de refugiados e outras pessoas de interesse do ACNUR em áreas urbanas.