Rede de Direitos Humanos

 

  - Estamos também no GeoSampa

Rede de Atendimento à Mulher

A camada apresenta a localização e telefone dos Centros de Referência da Mulher, Centros de Cidadania da Mulher e as Delegacias da Mulher.

Os Centros de Referência a Mulheres em Situação de Violência (CRMs) são unidades que oferecem às mulheres em situação de violência atendimento psicológico, social e jurídico. Atendimentos de segunda a sexta-feira em horário comercial.

Os Centros de Cidadania da Mulher são espaços de qualificação e formação em cidadania, nos quais mulheres de diferentes idades, raças e crenças podem se organizar e defender seus direitos sociais, econômicos e culturais. Nestes espaços as mulheres também podem propor e participar de ações e projetos que estimulem a implementação de políticas de igualdade com o objetivo de potencializar, por meio do controle social, os serviços públicos existentes para atender às suas necessidades e de sua comunidade

De responsabilidade da Secretaria Estadual de Segurança Pública realiza atendimento de polícia judiciária e atendimento psicossocial à vítima de violência doméstica, violência sexual, crianças e adolescentes vítimas. Todas as vítimas de violência sexual são encaminhadas ao Hospital Pérola Byington a fim de serem devidamente medicadas e receberem atendimento psicossocial (Programa Bem-Me-Quer).


Imigrantes

A camada apresenta a localização do Centro de Referência de Atendimento ao Imigrante, equipamento público referenciado no atendimento especializado à população imigrante com foco na defesa e promoção de direitos, integração social, cultural, laboral e econômica.
 

LGBTI

A camada apresenta a localização dos Centros de Cidadania LGBTI, equipamento público referenciado no atendimento especializado à população LGBTI com foco na defesa e promoção de direitos e combate à LGBTfobia. Informações sobre o programa Transcidadania também são fornecidas no local.
 

Ouvidoria DH

A camada apresenta a localização da Ouvidoria de Direitos Humanos localizada na região central, e dos Núcleos de Direitos Humanos, localizados nas unidades do Descomplica SP. São serviços dedicados ao recebimento, encaminhamento e monitoramento de reclamações, manifestações e denúncias de violações de direitos humanos no município de São Paulo.

Igualdade Racial

A camada apresenta a localização dos Centros de Referência de Promoção de Igualdade Racial. Os Centros de Referência de Promoção da Igualdade Racial presta atendimento e orientação multiprofissional em casos de discriminação racial. O serviço também oferece oficinas, debates, ações culturais e outras atividades relacionadas à promoção da igualdade, sendo um local permanente de valorização e respeito à identidade étnica no município de São Paulo.

 
Localização Familiar e de Pessoas Desaparecidas

A camada apresenta a localização do Serviço de Localização Familiar e Desaparecidos e seu Posto Avançado. O serviço trabalha na perspectiva de promover o retorno familiar, seja em razão de solicitação feita por vias formais de pessoas desaparecidas (Boletim de Ocorrência), ou por meio de queixas informais (familiares que buscam a localização de pessoas com as quais perderam contato sem efetuar Boletim de Ocorrência). Este serviço visa também efetuar a localização familiar em caso de óbito. O Posto Avançado efetua atendimento à famílias que buscam por informações ou pistas de seus entes queridos e assistência aos assistidos que procuram por seus familiares a fim de retomarem o vínculo familiar.

 
Pessoa Idosa

A camada apresenta a localização do Polo Cultural da Terceira Idade, um espaço de convivência, destinado a oferecer oficinas socioculturais, nos campos da cultura, lazer, esporte, educação e saúde, para o estimulo, motivação e sensibilização da pessoa idosa no fortalecimento e integração social. São oferecidas oficinas e atividades em grupo, gratuitas.
 

Conheça todos os serviços e políticas públicas da Prefeitura de São Paulo para população em situação de rua em: https://prefeitura.sp.gov.br/poprua/