Reuniões preparatórias da 5ª Confrência da Cidade de São Paulo

5ª Conferência da Cidade de São Paulo

Aconteceram no dia 29 de novembro, nas cinco regiões de São Paulo, simultaneamente, as reuniões preparatórias para a 5ª Conferência da Cidade de São Paulo, das 7h30 às 12h. Nesses encontros foram discutidos os temas para a Conferência, que acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro de 2009.

A 5ª Conferência está sendo organizada por dez Secretarias Municipais, com coordenação geral da Secretaria Municipal de Participação e Parceria (SMPP). Ela antecederá outras duas, a estadual, que deverá acontecer em março de 2010, e a federal, de 24 a 28 de maio de 2010, em Brasília.

As reuniões deste domingo, realizadas nas regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro da Capital tiveram como objetivo definir as 1.400 pessoas que participarão deste grande debate sobre as políticas e ações públicas..

Além de virem de todos os cantos da cidade, estes conferencistas estarão representando seis segmentos sociais: 1)poder publico, executivo e legislativo; 2)movimentos sociais e populares, 3)trabalhadores por suas entidades sindicais, 4)empresariado produtor e financiador de desenvolvimento social, 5)entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisas, e 6)ONGs que militam no setor de desenvolvimento urbano.

Esses encontros Regionais de Sensibilização e Mobilização puderam ser acompanhados por toda a sociedade civil. A presidente da Associação de moradia do Ipiranga, Sandra Maria da Silva, afirmou que a Conferência é importante porque traz a oportunidade da população participar e dizer o que é mais importante ser discutido. “É a chance do povo falar, dar opinião e conseguir um resultado positivo. Defender o direito de moradia e melhorar a condição dessas moradias.”

Para o Secretário de Participação Ricardo Montoro, estes encontros regionais têm grande importância para a estruturação do evento. “Diante da grandeza da capital buscando alcançar a representatividade e pluralidade que julgamos adequadas para que a Conferência seja de toda a cidade”, explica Ricardo Montoro, que também é coordenador geral da Conferência.

O coordenador explica ainda que dez secretarias municipais estão envolvidas na realização da Conferencia, "já que praticamente todos os aspectos da administração pública municipal e todas as demandas que os cidadãos têm para colocar estão na pauta do evento".

Mais de duas mil pessoas compareceram nas reuniões, que serviram ainda para mostrar a importância da participação da comunidade no debate e na formulação de propostas na busca de soluções aos desafios da quarta maior cidade do mundo.”

A Conferência da Cidade de São também irá eleger 270 Delegados para a Conferência Estadual das Cidades, que será realizada em março de 2010.

Para mais informações ligue para 3113-9764/ 74