PREFEITURA DE SÃO PAULO

Banco de Alimentos promove reunião com entidades assistenciais

15/05/2013 13h52

Representantes de entidades beneficentes da zona Leste de São Paulo foram recebidos, na manhã do dia 14 de maio, terça, na sede do Banco de Alimentos, para a apresentação da nova equipe gestora, dos projetos e das ações, além de informações sobre a atualização de cadastro. Este foi o primeiro de uma série de seis encontros, agendados entre 14 e 16 de maio, promovidos pela nova gestão para receber as entidades. O cronograma atenderá em dois períodos, manhã e tarde, as entidades por região de atuação, norte, sul, leste e oeste.

Após o café da manhã oferecido aos participantes e apresentação da equipe de trabalho, o Supervisor Geral de Abastecimento, João Carlos Alves, esclareceu aos presentes as novas diretrizes do Banco. Os trabalhos incluem, além da distribuição de alimentos, ações de Segurança Alimentar e Nutricional, que remetem ao princípio básico do acesso a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, além de acompanhamento e cursos de formação para os integrantes das famílias beneficiadas.

Uma contrapartida foi colocada para as entidades, que terão que oferecer cursos para os beneficiários sobre reaproveitamento de alimentos e informações nutricionais para controle de obesidade.

Para fomentar as atividades do Banco de Alimentos, estabelecendo os princípios da Segurança Alimentar e Nutricional, a estrutura será ampliada. Atualmente, a cidade conta com apenas uma unidade do Banco de Alimentos, na Vila Maria Alta, para atendimento de toda a cidade de São Paulo. A ampliação garantirá, além da modernização do prédio atual, mais três novas unidades, distribuídas em todas as regiões da cidade.

Outra medida da nova administração é o estabelecimento de convênios com o Governo Federal, em programas que incentivem a agricultura familiar, inserindo pequenos produtores no processo de aquisição e doação de alimentos.
Segundo João Carlos, as entidades parceiras do Banco têm um papel fundamental, “Nosso compromisso vai além da distribuição de alimento; engloba desenvolvimento social, profissional e educacional. E isso será possível graças às parcerias firmadas com as associações”, afirma o Supervisor Geral de Abastecimento.