Projeto Cria Costura avança para sua 3ª edição com uma exposição de moda no SPFW que revela talentos escondidos

A aceleradora criativa transforma vidas através da moda: alunos da periferia brilham em exposição com peças produzidas a partir da técnica zero waste.

 

De 25 a 28 de maio, o Komplexo Tempo será palco de uma exposição especial das peças produzidas pelas alunas do programa Cria Costura, Aceleradora Criativa. Desenvolvido em 2021, o programa está em sua terceira edição e já beneficiou mais de 60 pessoas entre homens e mulheres, da periferia de São Paulo por meio de um laboratório de imersão criativa e aperfeiçoamento de técnicas de corte e costura. Em parceria com a Prefeitura de São Paulo e o SPFW, os alunos tiveram a oportunidade de criar peças para expor em um dos maiores e mais prestigiados eventos de moda do mundo.

O programa Cria Costura, uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, em conjunto do INMODE - Instituto Nacional de Moda, Design e Economia Criativa, visa identificar e promover talentos na área de costura, envolvendo habilidades técnicas em competências de alto valor agregado. Nesta terceira edição do projeto, a parceria com a marca Vicunha, referência global em soluções de jeanswear, permanece com a doação de mais de 700m de tecidos para a realização das aulas.

Jefferson de Assis, coordenador do curso, estilista e consultor, ressalta a importância do projeto para as pessoas que estão sendo capacitadas: "O programa Cria Costura proporciona não apenas o desenvolvimento de habilidades técnicas, mas também uma oportunidade de empoderamento e transformação de vidas. Ao capacitar essas mulheres e homens da periferia, estamos abrindo portas para que elas conquistem seu espaço na indústria da moda e alcancem uma maior independência financeira e realização pessoal.”

Sob a orientação de Jefferson de Assis, juntamente com as professoras Sonia Húngaro, Neide Maia e Girlene Pereira, especializadas em Corte e Costura, Modelagem e Costura, e Laboratório Costura, respectivamente, os alunos dos bairros de Brasilândia e Cidade Tiradentes desenvolveram suas habilidades de criação e design. As peças produzidas refletem uma abordagem consciente e responsável da moda, beneficiando não apenas os envolvidos, mas também o meio ambiente.

Durante o processo de imersão criativa e capacitação técnica, os participantes utilizaram o método zero waste aplicado à modelagem, buscando maximizar o aproveitamento do tecido e reduzir os resíduos têxteis. A partir de três bases de modelagens para uso comum, os alunos enfrentaram o desafio de criar modelos únicos, aplicando técnicas como pences, pregas, drapeados, jabours, plumas recicladas e recortadas.

A exposição das peças no Komplexo Tempo é um marco para os participantes do programa Cria Costura, que terão a oportunidade de apresentar suas criações ao público e compartilhar seu talento, criatividade e visão de moda consciente. Essa iniciativa demonstra como a criatividade e a inovação podem contribuir para a construção de uma economia regenerativa, que gera oportunidades, potencialmente conectadas e ativos, que promovem benefícios ambientais e sociais para todos os envolvidos.

Serviço
Exposição Cria Costura:
De 25 a 28 de maio
Das 17h às 22h
Av. Henry Ford, 511 - Parque da Mooca, São Paulo - SP, 03109-001
Acompanhe o projeto Cria Costura em @institutoinmode no instagram

 

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais