PREFEITURA DE SÃO PAULO

Portal do Cate da Prefeitura de São Paulo recebe pacote de cursos desenvolvidos pela Microsoft

São cerca de 130 conteúdos organizados em 7 cursos que, combinados, formam 2 trilhas profissionalizantes de conhecimento

10/03/2023 15h51

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, se uniu à Microsoft para oferecer uma série de cursos profissionalizantes gratuitos no Portal do Cate - www.cate.prefeitura.sp.gov.br. O Hub de capacitação on-line será fortalecido com os novos cursos disponibilizados pela Microsoft como parte de seu programa de Habilidades para o Emprego.

Os cursos estão divididos em 2 trilhas: Letramento Digital, voltado para o público que possui dificuldades para acessar a internet e utilizar aparelhos eletrônicos; e Microsoft 365, que inclui ferramentas de produtividade como Excel, Word, PowerPoint, Outlook, Teams, Planner, PowerBI, Power Automate, MS Project, OneDrive, OneNote, Forms e SharePoint.

Nesta sexta-feira, 10 de março, foi realizado um encontro na sede da Microsoft que selou a parceria. A reunião contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, e do secretário-adjunto, Armando Junior, que puderam conhecer a estrutura organizacional e os compromissos da Microsoft, apresentadas pela vice-presidente Jurídica e de Assuntos Corporativos, Alessandra Del Debbio, acompanhada da líder de Filantropia, Lucia Rodrigues, e do diretor de Assuntos Corporativos e Relações Governamentais, Marcio Gonçalves.

“Estamos vivenciando um grande período de retomada econômica em que as empresas buscam recuperar o fôlego e retomar o ritmo que existia antes da pandemia, e para isso, é necessário contratar profissionais qualificados para determinadas funções. No Portal do Cate, temos a missão de auxiliar o trabalhador que está em busca de uma oportunidade de emprego, ensinando desde o básico, como utilizar um computador e internet, até a especialização em cursos profissionalizantes em diferentes áreas”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Os 7 cursos da Microsoft que serão disponibilizados no Portal Cate são: Como Trabalhar com Computadores e Dispositivos Móveis; Como Trabalhar e Colaborar On-line; Introdução ao Microsoft 365; Colaborando com o Microsoft 365; Otimizando seu trabalho com o Microsoft 365; Gerenciando projetos com o Microsoft 365; e Gerenciando dados com o Microsoft 365.

Além disso, o Portal Cate disponibilizará o link para uma seleção de cursos gratuitos do LinkedIn Learning, que também fazem parte do programa de Habilidades para o Emprego: Assistente Administrativo; Análise de Negócios; Desenvolvimento de Software; Habilidades interpessoais para o Trabalho e Empreendedorismo.

Programa de Habilidades para o Emprego
A pandemia mudou o mundo, transformou a forma como fazemos negócios e o mercado de trabalho. Para se adaptar a essas mudanças, é preciso fornecer às pessoas as habilidades necessárias para atender a esses empregos e garantir oportunidades econômicas inclusivas para a sociedade em geral. A parceria entre a Microsoft e o Portal Cate endereça essa questão e disponibiliza gratuitamente a todas as pessoas do município de São Paulo cursos em duas vertentes de conhecimento.

A primeira delas é o Letramento Digital, que foi desenvolvido para atender o público que não tem conhecimento e possui dificuldades com o mundo digital e o uso de computadores. A capacitação é dividida por módulos temáticos, que abordam temas sobre: o funcionamento de computadores, acesso à internet, comunicação on-line, criação de conteúdo digital, segurança e responsabilidade na internet, dentre outros. Desenvolvido pela Microsoft, os cursos são integralmente gratuitos, sendo necessário apenas um cadastro no Portal do Cate, que pode ser feito por meio do endereço www.cate.prefeitura.sp.gov.br. O processo é simples e prático, sendo necessário apenas preencher um formulário.


A segunda trilha de conhecimento foca em habilidades vinculadas ao Microsoft 365 e seus variados aplicativos. Os cursos englobam desde conceitos básicos desde como, por exemplo, criação de documentos do Word, apresentações no PowerPoint e redação de e-mail no Outlook, até conhecimentos mais avançados como o Microsoft Project, o PowerBI e todas as funcionalidades do Teams.

“O desenvolvimento de habilidades digitais é fundamental para trazer mais oportunidades econômicas para os brasileiros que buscam recolocação profissional, pois agregam valor ao currículo dos que buscam um emprego e melhoram a produtividade dos já empregados, aumentando suas chances de promoção. Aqueles que querem empreender também se beneficiam, pois o Microsoft 365, por exemplo, é essencial na gestão eficaz de um negócio”, destaca Lucia Rodrigues, Líder de Filantropia da Microsoft Brasil.

A capacitação é totalmente gratuita e on-line. Para participar, basta acessar e se cadastrar no Portal Cate e iniciar os estudos usando qualquer aparelho conectado com a internet.

Sobre o Portal do Cate
Hub de capacitação à distância da Prefeitura de São Paulo, oferece centenas de cursos em cinco eixos temáticos: gestão, empreendedorismo e trabalho; economia criativa; saúde e bem-estar; meio ambiente e sustentabilidade; tecnologia; e gastronomia. O Portal contabiliza mais de 2 milhões de acessos e mais de 261 mil cadastros ativos.


A plataforma conta com cursos autorais e também opções cedidas por parceiros, como Senai, TIMTec, Sebrae, Senac, CIEE, dentre outros. Todos os cursos garantem ao participante um certificado de conclusão, após a realização das atividades de avaliação.

Sobre a Microsoft
A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 33 anos e é uma das subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, e que está presente em mais de 190 países. De julho de 2021 a junho de 2022, a empresa investiu mais de US$ 15 milhões em doações e descontos para entidades sem fins lucrativos, impactando mais de 2 mil instituições com doação de software, descontos para compra e apoio a projetos de capacitação. Com o lançamento do Microsoft For Startups Founders Hub, 443 novas startups foram aprovadas, totalizando 703 startups apoiadas, que juntas já consumiram USD 11,898,488.00 de créditos em nuvem Azure.

Serviço
Cursos da Microsoft e Escola do Trabalhador no Portal do Cate
Endereço: www.cate.prefeitura.sp.gov.br
Capacitação gratuita

Siga a SMDET nas redes sociais