Prefeitura de SP lança o Programa Operação Trabalho (POT) Agricultura

Programa faz parte da estratégia para fortalecimento da agricultura, no âmbito do Programa Sampa+Rural, que inclui assistência técnica gratuita. Cadastro pode ser feito pela plataforma Sampa+Rural

Buscando modernizar e ampliar a agricultura paulistana, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, disponibiliza atendimento para agricultoras e agricultores de toda a cidade.

O Programa Operação Trabalho (POT) Agricultura integra as estratégias do Programa Sampa+Rural para o incentivo, fortalecimento e estruturação de locais de agricultura da cidade. O POT Agricultura tem como objetivo a formação de agentes de produção agroecológica, oferecendo qualificação profissional remunerada por meio de bolsas nas atividades de agricultura urbana e periurbana, com capacitação teórica e prática em agroecologia, boas práticas de cultivo, manejo do solo, preparação de mudas, poda e manejo de árvores frutíferas, produção e aplicação de bioinsumos, comercialização de produtos agroalimentares, entre outros.

As pessoas beneficiárias atuarão nas Casas de Agricultura Ecológica (CAEs) e em locais de agricultura da cidade. A seleção dos locais de agricultura em que serão alocadas as pessoas beneficiárias é baseada em critérios pré-estabelecidos, tais como o tamanho da área, o número de pessoas envolvidas no local, a relevância comunitária, a destinação dos alimentos produzidos, tipo de atividades desenvolvidas no local, vulnerabilidade social, entre outros. É preciso também estar cadastrado na Sampa+Rural e estar recebendo atendimento da Casa de Agricultura Ecológica de referência.

A pessoa responsável pelo local de agricultura ficará com a atribuição da pré-seleção das pessoas beneficiárias, assim como a gestão local, incluindo a entrega de relatórios de frequência das pessoas beneficiárias, acompanhamento constante para avaliação de desempenho, entre outros. Todas as informações podem ser acessadas no Plano de Trabalho do POT - Agricultura, disponível clicando aqui.

Para manifestar interesse em receber o atendimento em sua unidade produtiva ou horta comunitária, basta escrever para https://sampamaisrural.prefeitura.sp.gov.br/contato. O interessado deve apresentar informações do local, como tamanho da área, produtos que cultiva, além do link do perfil de cadastro na plataforma Sampa+Rural. Lembrando que a plataforma é colaborativa e qualquer um pode propor a inclusão de um novo local!

Para ser beneficiado como bolsista do POT Agricultura, por sua vez, são requisitos legais: estar desempregado há mais de 4 (quatro) meses ou não ter acumulado nos últimos 3 (três) anos mais de 3 (três) meses de registro profissional formal; pertencer à família de baixa renda (renda per capita inferior a meio salário mínimo); residir no município de São Paulo; estar com a situação cadastral do CPF regular junto à Receita Federal; e ter interesse em trabalhar com agricultura.

A seleção de beneficiários, bem como dos locais de agricultura contemplados, passarão por avaliação técnica da equipe da Coordenadoria de Agricultura, baseado nos critérios presentes no Plano de Trabalho acima mencionado, considerando que o acesso ao POT Agricultura integra um conjunto de estratégias para o fortalecimento da agricultura no âmbito do PROAURP e do Programa Sampa+Rural. Nesse sentido, são parte também dessas ações os atendimentos realizados pela equipe de extensionistas das Casas de Agricultura Ecológica (CAEs), que têm a missão de orientar agricultores sobre o manejo dos plantios, além de viabilizar o acesso à programas voltados à agricultura, como o Programa Operação Trabalho (POT) Agricultura, bioinsumos, certificação orgânica e de transição agroecológica, Patrulha Agroecológica, apoio à formalização documental, acesso à mercados, entre outros.


Sobre a Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional e a Coordenadoria de Agricultura

A Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional - COSAN tem a missão de promover a Segurança Alimentar e Nutricional, no município de São Paulo, especialmente junto à parcela da população que se encontra em situação de vulnerabilidade social e econômica, por meio de programas, projetos e ações que promovem o acesso ao alimento, por meio do combate ao desperdício e de aquisições, além da promoção de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis através da educação alimentar e nutricional junto aos diversos públicos e faixas etárias. Saiba mais clicando aqui.

A Coordenadoria de Agricultura é responsável por implementar ações para desenvolvimento rural sustentável e o fortalecimento da agricultura urbana e periurbana. O foco do trabalho da Coordenadoria é promover a inclusão produtiva, segurança alimentar e nutricional, emprego e renda, através do fortalecimento das cadeias produtivas sustentáveis, promoção da conservação do solo, água e vegetação nativa, fomento a transição para sistemas orgânicos e agroecológicos de cultivo, e desenvolvimento das iniciativas comunitárias e educacionais de agricultura na cidade.
São mais de 1000 locais de agricultura identificados na Plataforma Sampa+Rural, entre Unidades de Produção Agropecuária que produzem hortaliças, frutas e legumes nas zonas rurais e urbanas, na sua maioria de características familiares, além de hortas comunitárias e institucionais. Acesse: www.sampamaisrural.prefeitura.sp.gov.br
Casas de Agricultura Ecológica - CAE

As Casas de Agricultura Ecológicas (CAEs) são equipamentos de referência para os locais de agricultura da cidade. Suas equipes são compostas por engenheiras/os agrônomas/os, técnicas/os agrícolas e gestores ambientais que fornecem Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) aos locais de agricultura, a partir de ampla variedade de programas e serviços de beneficiamento direto a agricultoras e agricultores, e sua atividade agrícola.

Através de visitas de orientação técnica, promove-se a evolução da capacidade produtiva e promoção da sustentabilidade, ao mesmo tempo em que se estimula a ampliação das atividades de agricultura da cidade.

Serviço
POT - Agricultura

Assistência técnica e Extensão Rural para locais de agricultura
Contato: https://sampamaisrural.prefeitura.sp.gov.br/contato