Prefeitura abre chamada pública para firmar parceria para o impulsionamento tecnológico, produtivo e econômico da agricultura urbana e periurbana do município

Parceria pretende fomentar e fortalecer o setor de agricultura na Capital, promovendo tecnologias e capacitação para todas as regiões

Com o objetivo de promover o uso de tecnologias agroecológicas voltadas à agricultura familiar, para fortalecimento produtivo e econômico da agricultura urbana e periurbana paulistana, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, vai contratar organização da sociedade civil interessada em apoiar suas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER para ao menos 400 locais de agricultura em todas as regiões da cidade. Entre as atividades previstas no âmbito da parceria estão a distribuição de forma demonstrativa de insumos compatíveis com a agricultura agroecológica e a disseminação de tecnologias adaptadas à agricultura local.

A Coordenadoria de Agricultura possui três Casas de Agricultura Ecológica - CAEs), equipamentos responsáveis por promover atendimento e acompanhamento de agricultoras e agricultores urbanos e periurbanos de toda a cidade. As equipes das CAEs realizam visitas de orientação técnica, que visam ampliar a capacidade produtiva e a promoção da sustentabilidade. As técnicas e técnicos de ATER da Prefeitura têm a missão de estimular a adoção de melhores práticas de cultivo, bem como o desenvolvimento econômico das atividades, promovendo a inclusão produtiva e renda.

Nesse contexto, dentre as ações de responsabilidade da entidade parceira estão, a partir das diretrizes da Coordenadoria de Agricultura e em trabalho conjunto com as CAEs, promover cursos de capacitação para técnicos e agricultores, disseminar de forma demonstrativa insumos, equipamentos e tecnologias adaptadas à agricultura urbana e periurbana, e apoiar o atendimento a agricultores e conexões com o mercado.

As entidades deverão atender todos os requisitos do Edital e apresentar a proposta e documentos por meio do endereço on-line sampamaisrural@prefeitura.sp.gov.br com o assunto “Parceria para ATER”. As inscrições poderão ser feitas até 24 de novembro de 2022. Clique aqui e acesse o edital na íntegra.

Siga a SMDET nas redes sociais