Prefeitura de São Paulo promove programação especial do Mês da Mulher

Mais de 70 atividades acontecem em formato presencial e on-line com foco em temas como empreendedorismo, qualificação profissional e geração de emprego e renda

 

No dia 8 de março, o mundo todo comemora o Dia Internacional da Mulher. Com o tema “Lugar de mulher é trabalhando onde ela quiser”, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em parceria com a Fundação Paulistana e a Ade Sampa, promove uma série de ações comemorativas que se estendem ao longo de todo o mês, trazendo oportunidades de emprego e renda, qualificação profissional, bate-papos, feiras e oficinas.

"Lançamos no começo do ano o 1º Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico da cidade de São Paulo. Com o estudo foi possível notar o impacto econômico da pandemia na vida das trabalhadoras paulistanas. O desemprego afetou mais mulheres que homens na Capital. Enquanto o recuo entre os ocupados chegou a 11% para os homens, alcançou 17,5% entre as mulheres. Esta dura realidade afetou a vida de milhares de famílias, pois muitas delas são as responsáveis pelo sustento da casa. Desde o início da pandemia, estamos trabalhando para dar condições às paulistanas de se capacitarem e retornarem ao mercado, oferecendo oportunidades em diversos programas municipais. Neste dia da mulher, daremos sequência a esta missão com uma programação voltada a este público", afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. "Também estamos atentos às mulheres vítimas de violência doméstica por meio do programa Tem Saída, que as reinsere no mercado de trabalho, promovendo a independência financeira e o fim do ciclo de violência" conclui.

O aumento da presença das mulheres no mercado de trabalho é uma tendência que se confirmou pelo quinto ano seguido em 2021. Segundo dados do IBGE, a taxa de participação da força de trabalho feminina era de 54,5%, enquanto a masculina chega a 73,7%. O desafio é, além de aumentar este percentual, também conquistar salários iguais aos de homens nas mesmas posições e aumentar o número de cargos gerenciais com mulheres à frente.

A programação traz opções para todo tipo de profissional: quem já está no mercado e quer buscar se qualificar ou contribuir para um debate em torno da melhoria das condições de trabalho para todas as mulheres ou quem está em busca de uma oportunidade.

Oportunidades de emprego e renda

Nesta quinta-feira (3), tem início a inclusão de novas beneficiárias dos Programas Operação Trabalho – POT Volta Às Aulas e Busca Ativa. Ao todo, 1.223 mulheres passarão a integrar os programas que oferecem auxílios mensais de R$ 1.272,60 por seis horas e meia de trabalho. Os termos de compromisso das novas integrantes serão assinados até o dia 7, com início previsto das atividades na terça-feira (8).

No dia 8, acontece no Cate Interlagos uma ação especial do “Contrata SP - Mulher”, das 8h às 17h, que oferece oportunidade de trabalho para mulheres de todas as idades e com todo tipo de formação. No mesmo dia e local, estarão acontecendo oficinas do programa Elabora, da Fundação Paulistana, que auxiliará as candidatas na participação do processo seletivo, das 8h às 14h.

Também neste dia, das 9h às 15h, o Cate Móvel estará em três regiões da cidade: CEU Paulistano (zona norte); CIC Sul – Jardim São Luís (zona sul) e Jardim Colonial/Itaquera (zona leste), promovendo a ação de empregabilidade em outros pontos da capital. No dia 11, o Cate Móvel estará na região do Jaraguá (zona oeste), no mesmo horário.

A live “#100% mulheres no POT”, dia 8, às 16h, contará com convidados para trocar experiências sobre os programas POT Volta às Aulas e POT Busca Ativa, ações que mobilizam mais de 4 mil mulheres em São Paulo, no apoio ao retorno às aulas na pandemia e para evitar a evasão escolar.

Qualificação Profissional

As oficinas e lives do programa Elabora, da Fundação Paulistana, são ótimas oportunidades de reciclar conhecimentos e ampliar noções a respeito de soft e hard skills exigidas pelo mercado de trabalho.

No dia 11, dentro da programação da Semana do Hip Hop, o Centro Cultural da Penha receberá as oficinas das 10h às 14h. Nos dias 12 e 13, a atividade será realizada na região central, na Praça das Artes, das 13h às 17h.

No dia 28, acontecerá a live “Linkedin para mulheres”, das 18h às 19h30, que desvendará as principais ferramentas da plataforma que podem ser exploradas pelo público feminino.

No dia 29, a live “Protagonismo da Mulher no Mercado de Trabalho” traz informações e dicas sobre a importância de ter mulheres em diversas posições, proporcionando oportunidades de liderança para este público.

Outra iniciativa de geração de renda, ocorre nos dias 8 e 9 de março, das 9h às 16h. Mais de mil mulheres serão recepcionadas em 16 unidades do Cate para assinatura e entrega de documentação para as contempladas do programa Bolsa do Povo, parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo.

Empreendedorismo

A Ade Sampa promove em sua página do Facebook o anúncio das inscrições da próxima turma do programa Mais Mulheres, um curso que oferece mentorias para empreendedoras que desejam começar um empreendimento ou aprimorar um já existente. A live será dia 8, das 16h às 17h, no link:
www.facebook.com/adesampaoficial/

As empreendedoras inscritas e selecionadas participam presencialmente da oficina Empoderamento Feminino – Mais Mulheres, dia 28 de março, das 14h às 17h30, no Hub Green Sampa, na região de Pinheiros.

O Mãos e Mentes Paulistanas, programa de apoio ao setor de artesanato e manualidades, realizará diversas feiras durante o mês de março, promovendo a geração de renda de artesãs da Capital. As atividades acontecem entre os dias 8 e 13 de março, em diversas regiões da cidade. O programa possui como objetivo a melhoria da atividade econômica e social empreendedores artesanais e manualistas paulistanos e promove diversas atividades que fortalecem o ecossistema além de estimular a inclusão produtiva, o acesso a mercado e o desenvolvimento econômico local.

Nos dias 8 e 9, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, realiza a primeira edição do “Elas Empreendem”, série de qualificações que tem como objetivo fomentar a geração de renda de empreendedoras paulistanas. Os encontros serão realizados no CEU Paulistano e CEU Paz, zona norte da cidade. Durante a oficina, as participantes receberão uma capacitação para produção de tapetes criativos e sustentáveis.

No dia 9, às 14h, acontece, no Teia Jaçanã, a palestra “Empoderamento feminino”, com Ana Oliveira, advogada negra nascida na periferia da cidade. Diante dos inúmeros obstáculos impostos pela sua condição, a palestrante explicará quais foram os principais aprendizados da sua jornada pessoal e profissional. Às 19h, a presença feminina no desenvolvimento do turismo brasileiro estará contemplada numa live temática que será sediada na Central de Informação Turística do Terminal Rodoviário do Tietê, o mais movimentado da cidade. A transmissão acontece pelo www.facebook.com/spsmdet

Ainda no dia 9, as paulistanas poderão acompanhar a live “Elas Empreendem: Mulheres da cultura cooperativista”. Durante o bate papo, que será transmitido a partir das 16h, as participantes contarão suas histórias e experiências no ramo do cooperativismo. A atividade pode ser assistida pelo link: www.facebook.com/spsmdet

Na mesma data, a cooperativa de gastronomia do Jardim Edite receberá uma qualificação profissional para aprimorar a produção dos alimentos no local. A atividade é aberta também para as munícipes que frequentam a cozinha e o espaço do Teia Jardim Edite.

Para quem gosta de gastronomia, no dia 10 ocorre a live “Elas Empreendem: estrelas na cozinha”. O bate papo contará com a participação de chefs que contarão suas histórias e falarão sobre a participação feminina no setor, desde 1980 até os dias atuais.

Na mesma data, ocorre a oficina de moda sustentável e reuso. A ação, que ocorre no CEU Paz, zona norte da Capital, tem como objetivo capacitar e apoiar a geração de renda de costureiras da região. A atividade se repete on-line, no dia 14 de março, pelo facebook: www.facebook.com/spsmdet e presencial no dia 15 de março, no Centro de Formação Cidade Tiradentes, zona leste da cidade.

Já as empreendedoras da zona norte que querem iniciar um negócio, mas não sabem como, podem participar da roda de conversa sobre empreendedorismo que será realizada no Centro de Referência da Mulher - Brasilândia, no dia 11 de março. Durante o encontro, as participantes receberão dicas sobre como formalizar o seu negócio e os benefícios de ser um Microempreendedor Individual – MEI.

No dia 17 de março, será realizada a live “Elas empreendem: restaurantes paulistanos”. Durante o bate papo, chefs de cozinha renomadas contarão suas histórias e falarão a respeito da participação feminina no mercado gastronômico.Já no dia 19, ocorre a capacitação empreendedora para a produção de bonecas abayomi. As bonecas são produzidas sem costura alguma (apenas nós ou tranças), não possuindo também demarcação de olho, nariz nem boca, isso para favorecer o reconhecimento das múltiplas etnias africanas.

Dentro do Teia Heliópolis, no dia 19, das 10h às 17h, acontece a 5ª Feira da Mulher Empreendedora com produtos de mulheres da região. No mercado de eventos e feiras de negócios, a cada ano, aumenta o número de mulheres conquistando posições de destaque, muitas delas vindas de regiões mais vulneráveis.

Também no campo da agricultura, as mulheres também estão se destacando. Por isso, no dia 25, acontece a live “Mulheres na Agricultura de Sampa”, que trará representantes agroecológicas de diversas regiões da cidade falando sobre sua rotina e trazendo visibilidade e reconhecimento ao importante papel ambiental e para segurança alimentar e nutricional que a agricultura, em suas diversas formas, exerce para a cidade de São Paulo.

Encerrando a programação do mês, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, realiza no dia 28 de março uma oficina para apresentação e debate de dados e estatísticas sobre a participação feminina no mercado de trabalho e no empreendedorismo. O estudo apresentado está sendo produzido em parceria com o Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

Serviço:

No Mês da Mulher, confira a programação temática e gratuita com foco em empreendedorismo, qualificação profissional e geração de emprego e renda.

Dias 3, 4 e 7 de março

Inserção de novas beneficiárias - POT Volta às aulas e Busca Ativa “Mães e mulheres na comunidade escolar”
| 9h às 16h
Local: 16 unidades do Cate.

Dia 8 de março

Feira de artesanato – remetendo à costura
| 9h às 14h.
Local: CEU Paulistano.

Elas empreendem: oficina de tapete criativo e sustentável
| 10h às 12h.
Local: CEU Paulistano.

Contrata SP Mulher - Mutirão de oportunidade de emprego para mulheres
| 8h às 17h
Local: Cate Interlagos – Avenida Interlagos, 6122.

Oficina Elabora – Especial Contrata SP Mulheres
Orientações para participar do processo seletivo.
| 8h às 14h
Local: Cate Interlagos.

Cate Móvel na Zona Norte
Atendimento de mulheres interessadas em ingressar no mercado de trabalho.
| 9h às 15h
Local: CEU Paulistano.

Cate Móvel na Zona Sul
| 9h às 15h
Local: Centro de Integração da Cidadania - CIC SUL – Rua José Manoel Camisa Nova, 100 - Jardim São Luís.

Cate Móvel na Zona Leste
| 9h às 15h
Local: Rua Guichi Shigueta - Praça Comunitária.

Live: Mais mulheres
Anúncio das inscrições da próxima turma e apresentação do Programa Mais Mulheres com uma roda de conversa de participantes falando sobre seus negócios. |16h às 17h
www.facebook.com/adesampaoficial/

Live: #100% Mulheres no POT
Beneficiárias dos projetos POT Volta às Aulas e POT Busca Ativa participam do encontro virtual.
| 16h às 17h
www.facebook.com/spsmdet

Palestra: Mulher empreende sim!
Com Valéria Oliveira, que atua no segmento da personalização da identidade de empresas de produtos e serviços, e também com ISO de qualidade.
| 14h às 17h.
Local: Teia Cidade Tiradentes - Rua Inácio Monteiro, 6.900 no 3º andar/piso Cidade Tiradentes (dentro do Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes).

Dias 8 e 9 de março

Assinatura e entrega de documentos do programa Bolsa do Povo em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
| 9h às 16h.
Local: 16 unidades do Cate.

Dia 9 de março

Oficina de automaquiagem
| 9h às 12h
Local: Teia Vila Curuçá - Avenida Marechal Tito, 3452.

Feira de artesanato – remetendo à costura
| 9h às 14h.
Local: CEU Paz.

Live: Elas empreendem: oficina de moda sustentável e reuso
Qualificação Fashion Sampa – SUSTEXModa
| 10h às 12h
Local: CEU Paz

Elas empreendem: oficina de tapete criativo e sustentável
| 10h às 12h
Local: CEU Paz.

Palestra Empoderamento feminino - Semana da Mulher
Com Ana Oliveira, advogada, nascida na periferia de São Paulo e mulher negra.
| 14h às 15h
Local: Teia Jaçanã - Rua Francisca Espósito Tonetti, 105 - Jardim Guapira.

Elas empreendem: Oficina de gastronomia: Quitandas mineiras
| 14h às 16h
Local: Teia Jardim Edite - R. Charles Coulomb, 120.

Live: Elas empreendem: Mulher Cooperativista
| 16h às 17h
www.facebook.com/spsmdet

Live: A força da mulher no desenvolvimento do turismo brasileiro
Com representantes da Central de Informação Turística - CIT Tietê.
| 19h às 20h
www.facebook.com/spsmdet

Live: Dia da Mulher
Com os professores da Escola Makiguti, Simone Matos e Marcio Pinto, que abordam o tema do atendimento à mulher na rede de atenção básica.
| 20h às 21h
www.facebook.com/spsmdet

Dia 10 de março

Live: Elas empreendem: Estrelas da Cozinha
| 16h
www.facebook.com/spsmdet

Dia 11 de março

Cate Móvel na Zona Oeste
| 9h às 15h
Local: Rua Claudio Santoro, s/nº (alt. do nº 381)/ Praça Arábia.

Oficina: Automaquiagem para empoderar mulheres
Com Mayara Vitória de Assis, estudante de Psicologia, professora de informática e amante da maquiagem.
| 14h às 15h.
Local: Teia Perus.

Elas empreendem: Roda de Conversa Empreendedorismo - Benefícios de ser MEI
| 9h às 14h
Local: Casa da Mulher da Brasilândia - Rua Silvio Bueno Peruche, 589 - Jardim Ondina.

Semana do Hip Hop - Oficina Elabora
Orientação para participar de Processo Seletivo, dicas sobre como preparar um currículo de sucesso e oficina do Elabora.
| 10h às 14h.
Local: Centro Cultural da Penha – Largo do Rosário, 20 – Penha.

Dias 12 e 13 de março

Semana do Hip Hop - Oficina Elabora
| 13h às 17h.
Local: Praça das Artes – Avenida São João, 281 – Centro.

Dia 12 de março
Feira Mãos e Mentes Paulistanas - Semana da Mulher
| 10h às 16h
Local:
Sacolão Cidade Tiradentes - Avenida dos Metalúrgicos, 1900 – Cidade Tiradentes

| 09h às 17h
Local: Mercadão das Flores - Rua Hayden, 105 - Vila Leopoldina

Semana do Hip Hop - Oficina Elabora
| 13h às 17h.
Local: Praça das Artes – Avenida São João, 281 – Centro.

Dia 14 de março

Live: Elas empreendem: oficina de moda sustentável e reuso
Qualificação Fashion Sampa – SUSTEXModa
| 16h às 17h.
www.facebook.com/spsmdet

Dia 15 de março

Elas empreendem: oficina de moda sustentável e reuso
Qualificação Fashion Sampa – SUSTEXModa
| 10h às 12h
Local: Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes - Rua Inácio Monteiro, 6900.

Dia 17 de março

Live: Elas empreendem - Restaurantes paulistanos
| 16h às 17h
www.facebook.com/spsmdet

Dia 18 de março

Festival Gastronômico e Feira Mãos e Mentes
Horário a definir
Largo da Matriz - Freguesia do Ó

Dia 19 de março

Elas empreendem: Oficina Abayomi
Atividade para promover artesanato; economia circular e empreendedorismo por meio da confecção de bonecas
| 10 às 12h
Local: Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes.

5ª Feira Empreendedora da Mulher - Heliópolis
Exposição de produções de diversas mulheres empreendedoras da região.
| 10h às 17h
Local: Teia Heliópolis - Estrada das Lágrimas, 2385.

Dia 21 de março

Encontro de Networking - Café com elas
| 14h
Local: Teia Perus - R. Antônio Maia, 651..

Live: Elas empreendem - Matriz Africana
Dia internacional contra a discriminação racial
|16h
www.facebook.com/spsmdet

Dia 22 de março

Live: Elas empreendem - Moda e empoderamento
Parceria com Instituto In Mod
| 16h
www.facebook.com/spsmdet

Dia 25 de março

Live: Mulheres na Agricultura de Sampa
Agricultoras agroecológicas de diversas regiões da cidade falam sobre sua rotina, conquistas e forma de organização.
| 14h
www.facebook.com/spsmdet

Dia 28 de março

Live: Elabora - Linkedin para Mulheres
| 14h às 17h30
www.facebook.com/spsmdet

Oficina de Empoderamento Feminino – Mais Mulheres
Para inscritas no programa.
| 14h às 17h30
Hub Green Sampa – Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros

Oficina Dieese – Mulheres no mercado de trabalho
| 10h
www.facebook.com/spsmdet

Dia 29 de março

Live: Elabora - Protagonismo da Mulher no Mercado de Trabalho
Informações e dicas da importância da mulher e seu protagonismo no mercado de trabalho
| 18h às 19h30.
www.facebook.com/spsmdet

Dia 31 de março

Live: Elabora - Mulheres e o Mercado de Trabalho
Dicas para se preparar para o mercado de trabalho, como ter um currículo de sucesso, oportunidades no mundo do trabalho para mulheres
| 18h às 20h.
www.cate.prefeitura.sp.gov.br

 

 

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais