Cidade de São Paulo tem 4 restaurantes entre os 50 melhores da América Latina

Premiação Latin America’s 50 best restaurants divulgou o ranking no dia 22

A gastronomia paulistana foi, mais uma vez, destaque na publicação internacional The Latin America's 50 Best Restaurants, uma lista publicada pela William Reed Business Media, que também traz o ranking mundial e de restaurantes da Ásia.

A disputada competição foi criada em 2013 com o objetivo de colocar em evidência as melhores cozinhas da América Latina, contribuindo para o turismo gastronômico, revelando chefs em ascensão e tendências culinárias, evidenciando a complexidade de sabores presente em cada cozinha regional.

Um grupo, formado por mais de 250 líderes do segmento presente em toda a região, seleciona os melhores restaurantes com base em sua própria experiência em analisar as inovações e tradições do cenário gastronômico de cada país. Neste ano, a cidade de São Paulo aparece quatro vezes entre os 50 melhores, por meio dos restaurantes D.O.M, de Alex Atala que ocupa o 3º lugar; Maní, de Helena Rizzo em 7º lugar; A Casa do Porco, de Jefferson Rueda, em 11º lugar e Mocotó Restaurante, de Rodrigo Oliveira, em 23º.

“O reconhecimento da gastronomia da cidade de São Paulo demonstra para o mundo o que muitos paulistanos já sabem: nossa cozinha é diversa e se destaca pelo alto padrão de qualidade. Essa diversidade é nossa cara e temos muito orgulho de ver o trabalho árduo destes chefs, que empregam muitas pessoas e movimentam a economia da cidade, ter a notoriedade merecida”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. “A gastronomia foi duramente impactada na pandemia da Covid-19, juntamente com o turismo, que são segmentos afins. Com o avanço da vacinação, os restaurantes puderam retornar ao funcionamento normal, com toda a capacidade, contribuindo para a retomada econômica”, conclui.

A pandemia impactou no funcionamento de muitos estabelecimentos, por isso, a premiação também precisou adaptar-se. Em função deste cenário tão desafiador, na edição deste ano, a organização identificou os melhores restaurantes na região no período entre 2013 e 2021. Para fazer referência a este intervalo, o nome do prêmio passou para Latin America’s 50 Best Restaurants: Pasado y futuro.

Além da seleção geral, há prêmios específicos. O chef Rodrigo Oliveira e Adriana Salay tiveram o reconhecimento das suas iniciativas sociais por meio da premiação na categoria The Macallan Icon Award 2021. O trabalho voltado para um melhor sistema alimentar, com foco em sustentabilidade, realizado pelo chef César Costa, no Corrutela também foi o vencedor na categoria Flor de Caña Sustentainable Restaurant Award.

A publicação também divulga uma relação ampliada de restaurantes indicados, com 100 estabelecimentos. Nela, os estabelecimentos Tuju, Evvai, Fasano, Tordesilhas, Arturito, Komah e Corrutela também foram incluídos. Há, ainda, outros estabelecimentos de cidades brasileiras.

A chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê, foi indicada ao Prêmio “Chefs Choice Award – Best Reinvention”, que concorreu pelas mais de 100 mil marmitas oferecidas durante a pandemia, nos projetos Água no Feijão” e Rede Cozinha Cidadã, da Prefeitura de São Paulo. Embora não tenha sido vencedora, estar entre os cinco indicados já mostra a relevância de sua iniciativa.

O Observatório da Gastronomia, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, parabeniza a todos pelo merecido reconhecimento, colocando a qualidade da gastronomia paulistana, que é a cara da cidade, em evidência para o mundo. 

 

Siga a SMDET nas redes sociais