No Dia Mundial do Meio Ambiente, Prefeitura de São Paulo realiza webinar com startups de tecnologias verdes aceleradas pelo Green Sampa

Encontro reuniu parceiros e empreendedores que estão tendo suas iniciativas aceleradas pelo programa

A Prefeitura de São Paulo realizou nesta sexta-feira, 5 de junho, um encontro on-line com os participantes dos projetos acelerados pelo Green Sampa, programa que fomenta o desenvolvimento da economia sustentável na capital. A webinar, realizada no Dia Mundial do Meio Ambiente, contou também com a participação de parceiros para debater sobre a importância de estimular a economia verde em ambientes urbanos, além de aprimorar o mapeamento de startups verdes da capital.

“O Green Sampa surgiu com o principal propósito de trazer soluções inovadoras em tecnologias verdes, para que possamos conciliar o crescimento da capital com práticas conscientes e que respeitem o meio ambiente”, comenta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente comentando sobre ações como essa são essenciais para validarmos iniciativas que tragam impactos socioeconômicos positivos e sustentáveis não só para o atual momento, como também, para as gerações futuras”, destaca.

Além da secretária, participaram do encontro: Frederico Celentano, presidente da Ade Sampa, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho; Erika Kimura Yamashiro, representante da aceleradora Futurize; Tiago Brasil Rocha, responsável pela Greentech Challenge; Rafael Figueiredo, empreendedor da Valora e Rodrigo Oliveira, empreendedor da Green Mining.

Desde o início do ano, o Desafio Green Sampa está acelerando 12 startups que promovem soluções para temáticas ambientais na capital nos setores de água, clean web, energia limpa e gestão de resíduos sólidos. As atividades, ministradas pela Futurize, empresa especializada em aceleração de negócios contratada pela Ade Sampa, para gerenciar o desafio, vão até este mês. Ao final, quatro iniciativas irão receber o aporte financeiro de R$ 25 mil cada para investir em seu negócio.

“Cada vez mais precisamos pensar em modelos de negócio que possibilitem a geração de uma nova economia do ponto de vista social e ambiental, sendo responsável com o nosso ecossistema. Além disso, devemos incentivar também a garantia de condições de emprego dignas para as pessoas, permitindo que o crescimento econômico esteja alinhado ao bem-estar da sociedade em conjunto com o meio em que vivemos”, comenta Frederico Celentano.

Green Sampa

Lançado durante a II Conferência Internacional Cidades Sustentáveis, em setembro de 2019, o programa tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico sustentável por meio de ações voltadas ao empreendedorismo, qualificação e inovação de tecnologias verdes. O programa atua em quatro eixos: mapeamento de atores locais; acompanhamento e desenvolvimento de startups verdes com desafios de problemáticas da cidade; meetups para integração do setor e; qualificação no eixo da sustentabilidade.

Em maio deste ano, a Prefeitura lançou a plataforma de mapeamento de iniciativas verdes da capital. Nela, empreendedores podem cadastrar suas startups que apresentem soluções tecnológicas para problemáticas ambientais da cidade. Com isso, a Ade Sampa irá identificar as demandas do setor público e de empresas privadas para cruzar com as propostas apresentadas pelas startups verdes. As inscrições podem ser feitas por meio do site www.adesampa.com.br/greensampa até 19 de julho.

Outra ação voltada ao programa é o projeto de criação do Hub Green Sampa - Centro de Inovação e Negócios Verdes, que será instalado na Praça Victor Civita, na região de Pinheiros, zona oeste. A área interna do prédio do incinerador será transformada pela Ade Sampa em uma incubadora e aceleradoras de empresas de tecnologias verdes. A previsão é que o equipamento comece a funcionar no segundo semestre deste ano.

Confira outras ações da Secretaria, voltadas ao desenvolvimento sustentável da capital:

Ligue os Pontos

A iniciativa, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, estimula iniciativas da região de Parelheiros e Capela do Socorro no setor da agricultura e agroturismo. O Concurso Ligue os Pontos premiou oito projetos da região com R$ 35 mil cada para desenvolver suas ideias e fomentar os negócios locais, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da zona sul rural.

A aceleração teve início em janeiro, sendo realizada de forma presencial no Teia Parelheiros, espaço de coworking público rural da Ade Sampa instalado no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia, até o fim de março, quando foi decretado o isolamento social. A partir disso, as mentorias e assessorias passaram a ser realizadas de forma on-line.

Polo de Ecoturismo da Cantareira

O Polo de Ecoturismo da Cantareira é uma Lei Municipal que promove o desenvolvimento territorial e econômico da região da Serra da Cantareira, extremo norte da capital, por meio de atividades que incentivem a geração de renda, mas que preservem as características naturais do local. Presidido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o Polo de Ecoturismo da Cantareira conta com a participação de 11 Secretarias Municipais, presentes em debates na criação de ações e iniciativas realizadas na região.

Em comemoração aos 466 anos de São Paulo, o Polo de Ecoturismo da Cantareira realizou em janeiro um evento especial no Horto Florestal que instituiu o início das atividades do grupo intersecretarial, oferecendo atrações musicais de artistas renomados e locais, apresentações de teatro, atividades físicas, oficinas e orientações gratuitas para a população, a festividade contou com a participação de mais de 40 mil pessoas.

Combate ao Desperdício de Alimentos

O Programa Municipal de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos tem como objetivo arrecadar frutas, legumes e verduras que seriam descartadas, mas que estão em boas condições para o consumo, e doar para instituições que atendem pessoas que em situação de insegurança alimentar. A campanha acontece atualmente em mercados e sacolões municipais, além de feiras livres nas zonas norte, oeste e leste da cidade.

Em 2019, o programa atingiu recorde de arrecadação com 270 toneladas de frutas, legumes e verduras, que foram encaminhadas para entidades assistenciais cadastradas no Banco de Alimentos da Prefeitura. Em 2020, o programa representa 8,2% das coletas do Banco, com um total de 50,4 toneladas arrecadadas até o fim do mês de maio.

A iniciativa já recebeu duas premiações internacionais. A primeira na França, após concorrer com outras 104 projetos, ganhando a honraria na categoria Desperdício de Alimentos pela contribuição à Segurança Alimentar no Prêmio Pacto de Milão, acordo que reúne importantes cidades do mundo acerca do tema de alimentação em centros urbanos. A segunda veio após participação em evento na Espanha, onde o projeto foi premiado por sua contribuição na redução de orgânicos em aterros, tornando-se inspiração e modelo para uma campanha Global da ISWA (Associação Mundial de Resíduos Sólidos).

Apoio às cooperativas de reciclagem da zona leste

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho ofereceu em dezembro de 2019 capacitação em cooperativismo para catadores da zona leste da capital. A formação contou com orientações de relações interpessoais, mercado de trabalho e gestão de empreendimentos coletivos. A atividade realizada no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes contou com a presença de cooperados e catadores que já haviam também cursado o Reciclar para Capacitar, programa da Amlurb que oferece formação para os trabalhadores do setor.

Os participantes receberam também orientações sobre a utilização e coleta de materiais recicláveis e orgânicos, como identificar cada um deles; mercado de trabalho, cadeia produtiva, precificação e armazenamento.

Por: Leticia Baie

Siga a SMDET nas redes sociais