Prefeitura de São Paulo abre inscrições para artesãos participarem da Empreenda Afro

A feira de artesanato acontecerá na Praça da República e terá a participação de artesãos e manualistas negros ou pardos participantes do Mãos e Mentes Paulistanas

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, está com inscrições abertas para artesãos participantes do Programa Mãos e Mentes Paulistanas para a próxima Empreenda Afro. A feira de artesanato ocorrerá no dia 20 de novembro, na Praça da República, e tem como objetivo celebrar o Dia da Consciência Negra promovendo a geração de renda de empreendedores da capital. São 80 vagas para artesãos e manualistas já cadastrados no Programa que podem se inscrever até a próxima terça-feira, 29 de outubro.

“Cerca de 40% dos pequenos negócios no país são administrados por negros. Uma das ações do Conselho de Afroempreendedorismo é fortalecer esse ecossistema, focando no artesão e no manualista, estimulando a inclusão produtiva e o acesso a mercado”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Em agosto deste ano realizamos a primeira edição da Empreenda Afro. A Feira contou com a participação de cerca de 40 artesãos da capital que puderam comercializar os seus produtos e gerar renda durante três dias de evento”, completa.

Para participar da seleção o interessado precisa ser credenciado no Mãos e Mentes Paulistanas, residir na cidade de São Paulo e ter se autodeclarado como negro ou pardo quando se inscreveu no Programa. É necessário também preencher o formulário e entregar presencialmente a documentação exigida em envelope lacrado na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, localizada na Av. São João, 473 – 5º andar, sala 11, de segunda a sexta, das 9h às 17h ou enviar pelo e-mail cde@prefeitura.sp.gov.br.

Os envelopes com a documentação deverão estar identificados da seguinte maneira: “Credenciamento de expositores para a Feira de Artesanato do Mês da Consciência Negra”. No caso de envio dos documentos de forma eletrônica, somente serão aceitos e-mails com conteúdo de no máximo 5MB total (e-mail e documentos anexos), devendo constar no assunto “Credenciamento de expositores para a Feira de Artesanato do Mês da Consciência Negra”.

Após o período de inscrições, a comissão avaliadora fará a análise de toda a documentação recebida para sorteio e seleção dos credenciados. Após divulgação da lista provisória, os interessados com inscrição indeferida poderão recorrer do resultado publicado, apresentando recurso por escrito, em até três dias úteis.

Durante a realização do evento, os selecionados deverão instalar suas barracas ou tabuleiros no local demarcado, de acordo com o horário determinado para a realização da Feira. O empreendedor artesanal selecionado deverá participar de todos os dias do evento, comercializando somente os produtos para os quais foi credenciado.

Documentos necessários:
Formulário de inscrição, a Declaração de Cessão de Direito de Uso de Imagem e o Termo de Compromisso preenchidos;
Cópia de documento de identificação oficial com foto e do CPF/MF;
Cópia de um comprovante de residência no município de São Paulo em nome do interessado ou declaração de residência assinada por terceiro, acompanhada de comprovante em nome deste;
Caso o interessado seja microempreendedor, juntar à documentação cópia de Certificado da Condição de Microempreendedor – CCMEI

Clique e confira o edital completo

Mãos e Mentes Paulistanas
Lançado em março de 2019, o Mãos e Mentes Paulistanas tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais e manuais paulistanos. A iniciativa promove uma série de atividades para fortalecer o ecossistema de artesãos e manualistas, além de estimular a inclusão produtiva, acesso a mercado e o desenvolvimento econômico local.

O programa trabalha por eixos de atuação, como o cadastramento municipal de empreendedores do setor para manter informações atualizadas; a promoção de cursos e oficinas de capacitação; o acesso ao mercado, por meio da reestruturação de feiras já existentes e o apoio às novas; a criação de lojas físicas e online, e a participação em eventos já consolidados.

Por: Letícia Baie
leticiabaie@prefeitura.sp.gov.br 

Siga a SMDET nas redes sociais