Mercadão recebe Feira de Artesanato Sindiartes até sábado, 25 de maio

Programação é uma parceria do Sindicato dos Artesãos do Estado de São Paulo e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

Conhecido por ser um dos principais centros gastronômicos do Brasil, o Mercado Municipal Paulistano se tornou também palco do melhor do artesanato, ao receber a 1ª Feira Sindiartes, realizada pelo Sindicato dos Artesãos do Estado de São Paulo, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. O evento acontece até o próximo sábado, 25 de maio, no salão de festas do local, onde turistas e moradores da capital podem encontrar diversos tipos de produtos.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, a ação é uma ótima oportunidade para ressaltar a importância do artesanato como cultura da cidade. “O evento vai fomentar a geração de renda do artesão e a variedade cultural de produtos que as pessoas podem adquirir, já que as peças artesanais são a expressão artística de seu produtor e sua região, que carregam nelas as características pessoais”, declara.

Para o secretário geral do Sindiartes, Carlos da Mata, o objetivo da feira é abrir um novo mercado para os artesãos de todo o Brasil que queiram expor seus trabalhos num dos espaços mais frequentados pelos turistas que visitam a capital paulista. Da Mata é artesão e vai aproveitar a oportunidade para vender seus produtos fabricados à base de sementes, madeiras, cipós, cascas de coco e fibras, as chamadas biojóias. “As peças são produzidas a partir de materiais descartados pela natureza. São coletados e transformados de forma sustentável”, ressalta o artesão.

Além deste trabalho, os visitantes encontram artesanatos variados, como: esculturas, redes, artigos em couro, bolsas, carteiras e cintos, pedrarias, bijuterias, roupas e acessórios, aromatizadores, acessórios para casa, cestaria, arranjo de plantas, artesanatos feitos com ponto cruz, toalhas, panos de prato e toalhas para lavabo, bonecas, artesanato em fuxico, arte peruana, pintura em tecido, crochê, biscuit e muito mais.

Segundo o presidente do Sindiartes, Gil Santana, o objetivo da feira é a geração de trabalho e renda para os artesãos, além da difusão do artesanato de São Paulo para todo o país. Para ele, “expor no Mercado Municipal de São Paulo significa valorizar o artesão oferecendo a oportunidade dele participar de uma feira com infraestrutura adequada para o comércio”. E para o turista e mesmo para o morador de São Paulo, “é uma oportunidade de encontrar o melhor artesanato do Brasil, além de poder comprar presentes diferenciados para o Dia das Mães”, completa.

Na ocasião, também será apresentado o Mãos e Mentes Paulistanas. O Programa lançado no dia 22 de março, promove uma série de atividades para fortalecer o ecossistema de artesãos e manualistas e estimular a inclusão produtiva, acesso a mercado e o desenvolvimento econômico local. Entre outras ações, o programa contará com qualificação profissional, realização de feiras e eventos, incentivo à formalização e articulação de parcerias.

“O Mãos e Mentes Paulistanas foi criado para consolidar o município de São Paulo como referência nacional em artesanato e manualidades. O conjunto de ações previstas para o programa vai impulsionar o setor e mostrar toda a riqueza e a diversidade da produção da nossa cidade”, finaliza a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.


Serviço
1ª Feira Sindiartes

Data: até 25 de maio
Horário: 9h às 16h
Local: Mercado Municipal Paulistano
Endereço: Rua da Cantareira, 306 - centro

Por: Damaris Rodrigues
damasouza@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDET nas redes sociais