Observatório da Gastronomia realiza Laboratório Sociocriativo com profissionais da área

O objetivo do evento foi identificar características e pontos relevantes da alimentação paulistana

O Observatório da Gastronomia, colegiado administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, promoveu nesta quinta-feira, 2 de maio, o Laboratório Sociocriativo, uma roda de conversa com atores da gastronomia do municipio, ação que incentivou o debate e a troca de ideias entre os 32 chefs e profissionais da gastronomia que participaram da atividade. O encontro foi realizizado na Casa de Cultura da Freguesia do Ó, zona norte da capital.

A interação foi realizada a partir da criação de grupos entre os participantes, que identificaram e discutiram pontos e características de São Paulo como cidade criativa no ramo da gastronomia. Por meio de experiências e lembranças, os convidados puderam se expressar e potencializar conceitos e peculiaridades do municipio.

“Além de analisar o cenário gastronômico e seus atores, o Observatório da Gastronomia atua em favor do profissional da área. Somente em São Paulo, mais de 370 mil pessoas trabalham com alimentos. Destes, 44,5% atuam na informalidade. O objetivo do colegiado é desenvolver este mercado, buscando a formalização e qualificação profissional destes comerciantes e chefs autônomos” destaca o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Roberto Godoi.

Sendo conduzida pelo consultor de empresas, fundações e governos, André Martinez, a ação resgatou lembranças afetivas e vivências dos participantes que se relacionavam com a gastronomia. Durante o processo, os convidados tiveram a missão de atrelar a sua lembrança com alguma característica paulistana. “Esta interação visa abrir as possibilidades de quem participa, expandindo seus horizontes. Cada um de nós é um eixo, uma história, uma linhagem que gostaria de ser compartilhada para os demais participantes”, explica.

O fortalecimento da relação entre os atores da gastronomia de São Paulo também foi um dos pilares do encontro. Para Guta Chaves, coordenadora do Observatório da Gastronomia, a interação entre os profissionais da área fortalece e norteia as metas estabelecidas. “A gastronomia é uma cultura transversal, que possibilita a interatividade entre muitas outras manifestações de cultura. Quanto mais profissionais acatarem a ideia, maiores serão os resultados”, alega.


Observatório da Gastronomia

O Observatório da Gastronomia é um espaço de articulação e ação voltado ao fortalecimento da cadeia gastronômica de SP. É formado através de comitês temáticos, em que unem forças poder público e sociedade civil para desenvolver estratégias integradas em prol do setor da alimentação.

Por: Miguel Guedes
miguelguedes@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDET nas redes sociais