Estudo da ONU diz que lugar mais perigoso para mulheres é a própria casa

Prefeitura de São Paulo conta com o Programa Tem Saída, que ajuda mulheres em situação de violência doméstica a conseguirem um emprego

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou recentemente um estudo que mostra que o lugar mais perigoso do mundo para uma mulher é a própria casa. O relatório identificou que o número de mulheres assassinadas por parceiros ou familiares está crescendo globalmente. Em 2017, cerca de 50 mil mulheres foram assassinadas em todo o mundo por um familiar, atual ou ex-parceiro, o equivalente a 137 mortes por dia, ou seis por hora.

O UNODC - Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime pediu por mais ações para combater a violência de gênero, incluindo maior coordenação entre a polícia, médicos e serviços sociais, assim como esforços para garantir que serviços de apoio especializado estejam disponíveis para mulheres em situações de risco.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Paulo já tem um programa ativo no combate à violência contra a mulher. Com o nome Tem Saída o projeto tem como objetivo dar autonomia financeira e empregabilidade a mulheres em situação de violência doméstica e familiar. “O relatório da ONU reforça que estamos no caminho certo apoiando esse importante tema. Em apenas quatro meses de criação, o Tem Saída já atendeu mais de 200 mulheres vítimas de violência”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso.

A mulher vítima de violência doméstica e familiar é atendida pelo Programa Tem Saída a partir do momento em que ingressa com uma denúncia contra o agressor no Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário ou Delegacia. O encaminhamento para vagas de emprego das seis empresas parcerias do programa é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

As candidatas passam por processo seletivo diferenciado, com apoio da equipe técnica do CATe - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo e das áreas de recursos humanos das empresas parceiras. As equipes da Prefeitura e de RH das instituições receberam treinamento específico para atender as mulheres vítimas de violência.

As informações sobre o Programa Tem Saída podem ser obtidas pelo site www.prefeitura.sp.gov.br/desenvolvimento , pelo serviço telefônico da Prefeitura SP156 ou pelo e-mail temsaida@prefeitura.sp.gov.br

O Brasil ocupa a quinta posição no ranking de feminicídio mundial, perdendo somente para países como El Salvador, Guatemala, Colômbia e Rússia. De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a cada 15 segundos, uma mulher sofre agressão no país. Estimativas apontam que uma mulher é assassinada a cada uma hora e meia no Brasil.

Prêmio Viva

O Programa Tem Saída foi reconhecido em novembro de 2018 com o Prêmio Viva, organizado pela Revista Marie Claire e Instituto Avon, na categoria Autonomia Econômica e Empreendedorismo. O Tem Saída foi lançado em agosto deste ano e já empregou 14 mulheres em empresas parceiras da ação. Foram emitidos 239 ofícios pelo sistema judiciário com encaminhamento de mulheres vítimas de violência doméstica ao CATe, para que participem de processos seletivos.

Por: Arhiam Silva
arhiamsilva@prefeitura.sp.gov.br 

Siga a SMTE nas redes sociais