Encontro do Vai Tec reúne 200 jovens empreendedores

Oficina e atividades ajudam a desenvolver ideias de negócios

 A Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa) realizou, nesta quarta-feira (9.05), em cooperação com a Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, mais um Encontro de Inspiração. A atividade, que faz parte do Programa de Valorização de Iniciativas Tecnológicas (Vai Tec), recebeu cerca de 200 jovens interessados em começar um empreendimento inovador.

Os participantes, residentes nas periferias de São Paulo, receberam orientações e realizaram oficinas interativas para descobrir ideias e descobrir como tirar sua proposta do papel e transformá-la em um projeto.



A Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE) foi representada pela chefe da pasta, Aline Cardoso. Na abertura, ela destacou a importância dos encontros para os munícipes que desejam participar do Vai Tec. “O mais importante desse projeto é a trilha de capacitação que os participantes farão até a bolsa. É fundamental que esse jovem esteja conectado ao ecossistema e preparado para desenvolver seu próprio negócio. Não é só o prêmio que importa, é fundamental aproveitar também as oportunidades que esses encontros oferecem”, declarou Aline Cardoso.


Na segunda parte do evento, ocorreu a mesa de debates sobre dificuldades e oportunidades de se empreender com tecnologia fora do centro. Participaram da discussão Nanda Carvalho, da YouTrendz; André Ribeiro, da Diáspora Black e o Dj Bola, da A Banca, uma produtora cultural.


Ao final, a Fundação Telefônica, por meio da metodologia “Pense Grande”, abriu fala para os parceiros de território João Guedes, do Emperifa; Henrique Hader, do Projeto Arrastão; Luís Coelho, do Empreende aí; e Dj Bola.


Saiba Mais

O Vai Tec é uma iniciativa da Adesampa, que apoia empreendedores a transformarem ideias inovadoras em negócios tecnológicos sustentáveis. Entre os objetivos do programa estão: a criação e o fortalecimento de produtos ou serviços inovadores que utilizem tecnologia, estimular a inserção de jovens de baixa renda no ecossistema de empreendedorismo e inovação da cidade e promover a geração de renda local.

Em sua segunda etapa, chamada Ideação, o Vai Tec oferece oficinas para fomentar o desenvolvimento de empreendimentos. A próxima fase será de Validação. Na ocasião, os participantes receberão capacitação para tirar as ideias do papel.

A quarta etapa será a Pré-aceleração, com duração de seis meses, acompanhamento de produtos e serviços inovadores e que utilizam tecnologia como parte essencial do modelo de negócios. Ao final, serão selecionadas 24 iniciativas, que contarão com mentoria com especialistas, aulas de gestão, estímulo ao networking e apoio financeiro de 32 mil reais para o fortalecimento dos empreendimentos.

Quer saber mais? Acesse o edital do Vai Tec: http://adesampa.com.br/vaitec3/

Por: Damaris Rodrigues
damasouza@prefeitura.sp.gov.br

 

Siga a SMTE nas redes sociais