Ações e projetos da SMTE são discutidos em seminário para síndicos da COHAB

Foram apresentadas as políticas públicas que a pasta realizará com moradores da região

  Aconteceu, no sábado (7), a segunda edição do “Seminário de Capacitação de Sindicos – COHAB SP”. O evento foi realizado no bairro de Itaquera, zona leste da capital. Mais de 200 síndicos participaram do encontro para incluir os conjuntos habitacionais em programas como o “Tarifa Social”, que gera até 66% de economia nas contas de água e energia nos condomínios.


A secretária Aline Cardoso apresentou ações e projetos que são desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE) e que estão em discussão para implantação na região. “Nós queremos aproximar nossos serviços da população. Por isso, tivemos a ideia de trazer nossa atuação para os moradores da COHAB, que não podem se locomover até um dos nossos postos de atendimento”, destacou.


A secretária apresentou também um projeto piloto de hortas comunitárias na COHAB José Bonifácio. A ação tem o objetivo de promover cursos e capacitação nas áreas de hortas, agricultura urbana, segurança alimentar, marcenaria, artesanato, além de orientações sobre cooperativa, vendas e geração de renda.


A SMTE também poderá, segundo Aline Cardoso, em parceria com os moradores das COHABs, desenvolver oficinas nos conjuntos habitacionais, para os moradores que desejam começar seu negócio próprio ou conhecer novas técnicas de vendas, ganhar clientes, controle de caixa, entre outras formas de melhorar a renda mensal da família. Essas atividades são oferecidas pelos agentes de desenvolvimento da Agência São Paulo de Desenvolvimento, a Adesampa.


Este foi o segundo seminário promovido pela Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB). Ainda acontecerão mais quatro encontros para promover o diálogo entre síndicos de todas as regiões. Participaram do evento de sábado o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, o prefeito regional de Itaquera, Jacinto Reis, o prefeito regional de Guaianases, Chiquinho Noventa, a diretora administrativa da COHAB, Renata Ramos Soares, e o coordenador do projeto “Síndicos da COHAB”, Fabrício Ravelli.

 

Por: Damaris Rodrigues
damasouza@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMTE nas redes sociais