Fábrica Verde terá estande de mudas durante a Feira Solidária de Arte, Cultura e Meio Ambiente

19/08/2009 - Trabalho

A Secretaria Municipal do Trabalho, por meio do projeto Fábrica Verde, participará quinta e sexta-feira da Feira Solidária de Arte, Cultura e Meio Ambiente. O evento será realizado, das 10 às 18h, na Praça Clóvis, ao lado da unidade Sé do Poupa Tempo, região central da cidade. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo; Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Getúlio Vargas; Instituto HSBC Solidariedade; Banco do Brasil; Finep- Financiadora de Estudos e Projetos e Associação Minha Rua, Minha Casa.
Mais de 300 tipos de mudas ornamentais e frutíferas estarão disponíveis com preços a partir de R$1, entre elas palmeirinha; amoreira; arruda; pimenta; lírio da paz; comigo-ninguém-pode; pau-brasil; érica rosa e branca; roseirinha; hibisco; cafezinho de jardim; alecrim; epiléia; coléus; crista-de-galo e maranta. Todas produzidas pelos 33 alunos em vulnerabilidade social que pertencem ao projeto.
A Feira, que é um espaço de interação entre produtores e consumidores, também disponibilizará produtos de artesanato em bambu, bijuterias, alimentação natural, costura, móveis, arte indígena, produtos agrícolas, de limpeza, de higiene e beleza. Além disso, a Feira é um espaço permanente de educação, informação, cultura e entretenimento.
Paisagismo- O engenheiro agrônomo responsável pelo projeto, Wagner Novaes, conta que além das feiras de mudas promovidas regularmente, os beneficiários também realizam serviços de jardinagem e paisagismo à população em geral. “Muitos moradores têm em casa um cantinho que gostariam de criar um jardim. Fazemos isso com preços mais em conta, abaixo do mercado tradicional”, explica. Para mais informações ou contratar os serviços de jardinagem e paisagismo, os interessados deverão entrar em contato pelo email: fabricaverdejardins@gmail.com. Todo dinheiro arrecadado nos serviços é destinado à criação de uma cooperativa em jardinagem.
Fábrica Verde- Atualmente o projeto conta com 33 beneficiários em vulnerabilidade social que recebem capacitação em jardinagem, além de auxílio mensal de R$ 488,25, para viabilizar a participação nas 30 horas semanais do curso. O valor é pago pelo Programa Operação Trabalho, também da Secretaria do Trabalho. A iniciativa do projeto é uma parceria da Secretaria do Trabalho, gestora e responsável pelo desenvolvimento com a Universidade de São Paulo, que cede o espaço, onde é realizada toda a produção da matéria-prima, aulas teóricas e práticas.


SERVIÇO:

Feira Solidária de Arte, Cultura e Meio Ambiente.
Dias: 20 e 21 de agosto. (quinta e sexta-feira)
Local: Praça Clóvis – Próximo a unidade Sé do Poupa Tempo.
Horário: das 10h às 18h.

(Texto: Douglas Terenciano)