Secretaria do Trabalho inaugura CAT Avançado na Subprefeitura Jabaquara

Texto: Celio Soares

A Secretaria Municipal do Trabalho inaugurou no dia 14, de setembro, dentro da subprefeitura Jabaquara o primeira posto do CAT Avançado. Serão implantadas mais 30 unidades uma em cada subprefeitura e tem por objetivo  ampliar o acesso e facilitar  a busca de emprego e demais serviços já desenvolvidos nos  CATs- Centros de Apoio ao Trabalho. 

Para o secretário Municipal do Trabalho, a Prefeitura vem desenvolvendo projetos para reduzir o desemprego em São Paulo. O CAT Avançado é uma das propostas importantes já que facilita o acesso do trabalhador ao serviço de intermediação. “ Falta aproximar a oferta à procura de emprego e isso a Secretaria vem realizando com sucesso, inclusive oferecendo cursos de capacitação ao trabalhador para que atenda as exigências atuais do mercado de trabalho”, explicou Secretário
O  CAT Avançado Jabaquara, localizado na av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2314, já está em funcionamento e são oferecidos serviços de intermediação de mão de obra, habilitação de seguro-desemprego e auxílio a microcrédito, por meio do programa São Paulo Confia. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Até o final deste ano está prevista a abertura de mais seis postos avançados em Campo Limpo, Itaim Paulista, São Miguel Paulista, Vila Prudente, Casa Verde e Penha.

No CAT Avançado Jabaquara são oferecidos atendimento para pessoas com deficiência por meio do programa Inclusão Eficiente e laboratório de informática, onde serão realizados cursos de qualificação profissional. A unidade tem capacidade de atendimento para 300 pessoas por dia e os serviços são gratuitos.  As empresas de pequeno e médio porte podem utilizar o espaço físico do novo CAT para realizar processos seletivos, além de contar com o banco de dados cadastrais para seleção de candidatos.

Para o coordenador dos CATs, Fernando Cerqueira, a iniciativa ajuda a população das regiões periféricas. "Queremos levar a intermediação de mão de obra para o mais próximo possível dos trabalhadores. Dessa forma, pretendemos evitar transtornos de locomoção e gastos para quem procura emprego".

Participaram também da inauguração, o subprefeito do Jabaquara, José Franklin, o presidente dos Conselhos Municipal e Estadual de Emprego, Natal Leo, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, além de outras autoridades e moradores do bairro do Jabaquara.