Dia Internacional da Mulher conta com mais de 2 mil oportunidades de trabalho na Capital

O público feminino terá acesso a vasta programação de palestras, oficinas em temas de mercado de trabalho, artesanato e cooperativismo em evento conjunto de órgãos da Prefeitura de SP. Ação ocorre na Praça das Artes, na região central, das 9h às 17h.

Nesta sexta-feira, 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. E para homenagear as paulistanas, a Prefeitura de São Paulo realizará o evento “O que as mulheres querem, a Prefeitura faz!”, oferecendo uma série de serviços e conteúdos exclusivos para o público feminino. A ação acontecerá na Praça das Artes, no Vale do Anhangabaú, das 9h às 17h.

O público contará com cerca de 1,2 mil vagas de emprego nos setores do comércio e serviços voltadas às trabalhadoras. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de março pelo Portal Cate. A equipe do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo fará a pré-seleção das candidatas para a convocação e orientação. As interessadas devem levar RG, CPF e carteira de trabalho (pode ser o modelo digital) e cópias do currículo.

No local, por volta de 10 empresas atenderão o público com equipes de recursos humanos a fim de facilitar a contratação. Os salários variam de R$ 700 (estágio) a R$ 2.600, com oportunidades para candidatas sem experiência e para todos os níveis de escolaridade.

Mães Guardiãs

O evento comemorativo também contará com a inserção no mercado de trabalho de mais de 1 mil mulheres da comunidade escolar, pré-selecionadas para o Programa Operação Trabalho – POT Mães Guardiãs. Iniciativa das secretarias municipais da Educação e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o programa é voltado à geração de renda e qualificação profissional do público feminino, em vulnerabilidade social.

As mulheres pré-selecionadas, que já se inscreveram no Programa Mães Guardiãs, irão assinar o termo de compromisso e responsabilidade que permite a entrada no POT - Programa Operação Trabalho. A lista de nomes pode ser verificada neste site.

Apoio ao Empreendedor

Pensando em estimular o empreendedorismo local e fortalecer as donas de pequenos negócios, a Prefeitura oferecerá uma série de palestras com temas que ajudarão as empresárias a planejar melhor e impulsionar seus empreendimentos em diversos eixos como artesanato e cooperativismo.

Com apoio da Ade Sampa, agência da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, as empreendedoras aprenderão a formalizar corretamente seu empreendimento e atuar com todos os direitos e deveres do MEI - Microempreendedor Individual. No atendimento da Ade Sampa também será oferecido orientações sobre notas fiscais, declarações e todas as outras documentações exigidas ao MEI.

Além da qualificação, as participantes também poderão saber um pouco mais sobre os programas de apoio às empreendedoras da Prefeitura de São Paulo, como o Mãos e Mentes Paulistanas, iniciativa que tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais da cidade. O programa promove diversas atividades que buscam desenvolver o setor de artesanato e manualidades, além de estimular a inclusão produtiva, o acesso ao mercado e a geração de renda dos trabalhadores manuais. As artesãs interessadas também poderão se credenciar na iniciativa no local.

Moda e cooperativismo

Já o Fashion Sampa, programa que impulsiona o setor da moda, contará com a exposição de nove looks produzidos por participantes do Cria Costura, iniciativa de capacitação de mulheres nas periferias de São Paulo em cursos de corte e costura e empreendedorismo.

As afroempreendedoras poderão realizar seu cadastro no São Paulo Afroempreendedor, que tem por objetivo impulsionar o desenvolvimento local, fortalecer a cultura afrodescendente, estimular negócios afros no cenário empresarial e promover a troca de experiências.

Já no âmbito da sustentabilidade, o programa SP Coopera marca presença no local para disseminar sobre a cultura cooperativista. Além de aprender mais sobre a temática e conhecer o suporte dado ao setor pela Prefeitura de São Paulo, as visitantes poderão participar de oficinas de sensibilização sobre a coleta seletiva e formação de novas cooperativas. O SP Coopera já fomenta 60 cooperativas de reciclagem que empregam e são formadas por catadores de toda a cidade de São Paulo. Este apoio conta com habilitação para recebimento de resíduos coletados pela Prefeitura e processo de incubação visando a estruturação e crescimento das organizações.

Palestras do Observatório da Gastronomia

O colegiado, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, realizará duas mesas redondas no evento. A primeira, com o tema “Identidade Gastronômica Paulistana” destacando a presença feminina’, será ministrada pela professora Senia Bastos, da Universidade Anhembi Morumbi, e apresentará o projeto, que é executado pelo Observatório em parceria com a instituição de ensino, cujo objetivo é descobrir e caracterizar a identidade gastronômica da Capital por meio de um mapeamento e pesquisa em diferentes regiões da idade, apoiando e consolidando a imagem de São Paulo como Capital Mundial da Gastronomia. A palestra acontecerá a partir das 10h45.

Em seguida, o tema da palestra será ‘Qualificação Inclusiva - Mulheres na Gastronomia’, abordando a importância da capacitação para a empregabilidade e geração de renda, cursos que fazem a diferença no mercado, gastronomia social, sustentabilidade ambiental, social e econômica, e muito mais. A mesa será liderada pela gerente de nutrição da Liga Solidária, Luciana Magazão, da gerente de projetos do Instituto Capim Santo, Mariana Fragoso, e demais convidados.

Sampa+Rural - Coordenadoria de Agricultura

A iniciativa Sampa+Rural, que trabalha para fortalecer e expandir a agricultura paulistana, também marca presença na ação com três atividades. A primeira terá como assunto a “Preparação de produto ecológico de limpeza usando casca de limão ou laranja”, ministrada por Paula Lopes (Popó), do Instituto Kairós. “Como fazer incenso natural de ervas é o tema da segunda palestra do Sampa+Rural, sendo apresentada pela agricultora Rita Cavallieri, ativista na zona norte há 17 anos.

Por fim, a programação da Coordenadoria de Agricultura é fechada pelo coletivo de agricultoras da zona leste Mulheres do GAU, que abordará os desafios, dificuldades e vivência das mulheres na agricultura urbana paulistana.

Confira a programação completa e horários de cada atividade:

Oficina de Sensibilização para a Formação de Novas Cooperativas
Horário: 09h às 16h

Palestra Programa Elabora – Habilidades e Comunicação para o sucesso profissional e Currículo e Processo Seletivo
Horário: 09h às 9h30

Palestra "Planejamento de Futuro para o seu Negócio"
Horário: 09h45 às 10h15

Palestra "O Papel das Mulheres no Cooperativismo"
Horário: 10h15 às 10h45

Palestra “Identidade Gastronômica Paulistana destacando a presença feminina”:
Horário: 10h45 às 11h15

Oficina de Sensibilização sobre a Coleta Seletiva
Horário: 11h

Palestra “Qualificação Inclusiva - Mulheres na Gastronomia”
Horário: 11h15 às 11h45

Palestra “Preparação de produto ecológico de limpeza usando casca de limão ou de laranja
Horário: 11h45 às 12h15

Palestra: "Mulheres que Geram Impacto"
Horário: 12h45 às 13h15

Palestra "MEI - Microempreendedor Individual"
Horário: 13h30 às 14h

Palestra "Planejamento de Futuro para o seu Negócio"
Horário: 14h15 às 14h45

Palestra “Mulheres na Agricultura Paulistana”
Horário: 14h45 às 15h15

Palestra “Como fazer incenso natural de ervas”
Horário: 15h15 às 15h45

Oficina de Sensibilização sobre a Coleta Seletiva
Horário: 15h30

Roda de Conversa: Mulheres líderes comunitárias na agricultura paulistana
Horário: 16h às 16h30

Mesa Redonda com Homenagem e Entrega de Placas a Cooperativas Habilitadas
Horário: 16h30

Entrega de Placas do Programa Sampa+Rural
Horário: 16h30

Serviço

Dia Internacional da Mulher
Dia:
8 de março
Horário: 9h às 17h
Local: Praça das Artes - Vale do Anhangabaú (ao lado do prédio dos Correios)
Entrada gratuita

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais