Centro voltado ao fomento da economia verde na Capital completa dois anos de atividades

Com infraestrutura completa para o atendimento de startups, o Hub Green Sampa ainda conta com um coworking da rede Teia.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e a Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, celebra na próxima segunda-feira, 5 de junho, o segundo aniversário do Hub Green Sampa, localizado na Praça Victor Civita, em Pinheiros. Não por acaso, na data em que o equipamento foi inaugurado, também é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. O espaço ainda conta com toda a infraestrutura técnica e tecnológica do Teia, coworking público da Prefeitura de São Paulo.

O espaço é resultado do Green Sampa, um programa da iniciativa pública, lançado em 2019 pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que tem como foco oferecer suporte às startups verdes e o desenvolvimento econômico sustentável por meio de mentorias, acelerações, rodadas de negócio e eventos.

Desde o início do projeto, cerca de 100 startups já participaram do processo de aceleração, que conta com oficinas de qualificação profissional, oficinas práticas e workshops, além de mais de 80 empreendedores que foram mentorados e assessorados, visando o desenvolvimento de seus negócios. O centro também sediou inúmeras rodadas de negócio, palestras e três hackathons, que são maratonas de programação hacker, em que o último foi direcionado ao público cinquenta mais.

“Poder celebrar mais um ano de vida deste projeto, que tive a honra de acompanhar desde a elaboração, reforma e inauguração é uma grande honra.” afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso. “Só aqui na Capital, o setor verde é responsável pela criação de mais de 186 mil empregos formais, além de 6.619 estabelecimentos físicos, e por isso buscamos sempre fomentar novos negócios e desenvolver novas tecnologias que possam agregar no progresso de São Paulo” completa.

Aceleração
O processo é voltado para negócios que atuam com foco em eficiência energética e indústria limpa, melhoria da qualidade do ar, da água e saneamento; ecoagricultura e segurança alimentar; mobilidade urbana e transporte; parques e áreas verdes; e ecoeficiência.

As startups selecionadas são residentes e têm acesso a um local exclusivo com infraestrutura completa para desenvolver e expor produtos e soluções. Além das oficinas em gestão e modelagem de negócios, de projetos e empreendedorismo, os participantes podem participar de eventos temáticos nacionais e internacionais; meet ups de mercado; e masterclasses em temáticas como governança corporativa, sustentabilidade, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias verdes.

Espaço
O complexo, que abriga tanto o Teia, o Hub Green Sampa e Sampa Cast, conta com três pavimentos, que dispõe de mais de 100 estações fixas de trabalho, salas de reunião amplas, espaço de eventos outdoor nas varandas do edifício e estúdio para podcast e videocast.

Os projetos acelerados residentes ocupam o segundo andar, onde também está localizado o Sampa Cast, que conta com uma infraestrutura completa, desde os equipamentos audiovisuais até a presença de uma equipe técnica que auxilia na produção de conteúdo.

O hub foi instalado no histórico prédio do incinerador, local em que antigamente era realizada a queima de lixo produzido na Capital e que hoje conta com um dos principais centros de sustentabilidade e desenvolvimento de negócios ambientais e tecnologias verdes.

Antes de sua inauguração, havia ali o Museu da Sustentabilidade, que foi totalmente repaginado, mantendo a estrutura original do edifício, mas que hoje conta com infraestrutura adequada para o atendimento aos empreendedores, além da realização de palestras e eventos.

O Hub Green Sampa funciona de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e para utilizar o espaço, basta apresentar documento válido de identidade com foto. Se desejar garantir a disponibilidade, reserve com antecedência pelo link.

 

Serviço

Hub Green Sampa
Data:
de segunda a sexta-feira
Horário: 09h às 18h
Local: Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros, São Paulo – SP

 

  

Siga a SMDET nas redes sociais